Canoas: GoBus completa sete meses de melhorias no transporte coletivo

Usuários podem conferir em tempo real a localização exata do ônibus desejado

Lançado em julho de 2019, o Canoas GoBus tem sido um aplicativo que cada vez mais ganha adesão dos utilizadores do transporte público. Usuários podem baixá-lo gratuitamente em seu smartphone para ter acesso em tempo real à localização exata, horário de chegada e itinerário de cada ônibus. Além disso, o programa serve como uma extensão da Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade (SMTM) por fiscalizar as linhas que estão em circulação ininterruptamente através do sistema de GPS.

Segundo Ademir Zanetti, secretário da SMTM, a implementação do Canoas GoBus trouxe uma contribuição significativa aos canoenses por dar mais transparência e respeito a quem necessita do transporte público no dia a dia. “A ferramenta veio para consolidar todos os esforços empreendidos pela Prefeitura de Canoas, principalmente no que diz respeito ao resgate da confiabilidade do sistema de transporte”, disse. Atualmente, 115 veículos da Sogal operam em cada turno para fazer 2.160 viagens por dia. Todas as informações destas viagens estão disponíveis aos quase 60 mil usuários no aplicativo.

Outro dado relevante citado por Zanetti refere-se à diminuição das reclamações que chegam à Secretaria por meio do telefone. Em média, de cinco a seis queixas eram registradas por dia antes da utilização do programa. Hoje, são feitas duas ou três críticas por semana. “Isso ocorre porque há o monitoramento durante o horário de operação da empresa, que inicia às 5 horas da manhã, em cada viagem. Sempre que um veículo tem alguma falha, é enviado para a manutenção e outro reserva entra em seu lugar”, concluiu.

Sair da versão mobile