Publicidade
DestaqueSaúde

Dicas de alimentação saudável para aguentar a folia

Para que a energia não acabe antes da folia, o ideal é tomar alguns cuidados com a alimentação e principalmente com a hidratação, afinal, o esforço é intenso. O calor é forte e isso exige muito das condições físicas dos foliões, sem contar que uma das bebidas mais consumidas são as alcoólicas e, com a desculpa de que “tudo é festa”, as pessoas tendem a exagerar.

Para a nutricionista Adriana Stavro, o excesso de álcool e comidas nem sempre saudáveis pode ser prejudicial. A falta de líquidos, bem como as noites mal dormidas e o excesso de exposição ao sol, também podem trazer alguns malefícios a sua saúde. Para não esgotar o corpo e acabar perdendo o carnaval, aqui vão algumas dicas de como se alimentar e se hidratar corretamente nestes dias de tanta agitação.

Nas principais refeições (almoço e jantar), procure comer carboidratos como arroz integral, macarrão, batata doce, mandioquinha, inhame, cará, pois são altamente energéticos. Eles oferecem o principal combustível para o fornecimento de energia, a glicose. Grãos como a granola, os flocos de aveia, a quinoa e o amaranto são excelentes opções para adicionar em sucos, vitaminas, iogurtes e saladas de frutas, que podem ser consumidos no café da manhã ou nos lanches intermediários. Os sanduíches de pão integral ou multigrãos também são uma boa sugestão tanto para lanches como para um jantar acompanhado de uma salada. O de atum em conserva e folhas é uma delícia além de ser rico em proteínas e antioxidantes.

Frutas como manga, mamão, pêssego, caqui, maçã, banana, uva, abacaxi, maracujá e melão são ricas em potássio e em vitamina C, essenciais para um bom trabalho muscular. Devem ser consumidas diariamente no café da manhã, lanches, sobremesa.

A hidratação é fundamental. Durante a festa, hidrate-se o tempo todo. Isto porque a perda de água através da transpiração é muito intensa e, junto com ela, perdem-se muitos eletrólitos, como sódio, potássio, magnésio e cloro. Neste caso, é interessante o uso de isotônicos naturais como a água de coco. Caso consuma bebidas alcoólicas, faça com moderação e nunca com o estômago vazio, para evitar quadros de hipoglicemia. Acostume-se, também, a intercalar as bebidas alcoólicas com muita água.

Castanha de caju, castanha do Brasil, amêndoas, nozes, avelãs e pistache podem ser consumidos como um pequeno lanche ou nas saladas. Experimente também as frutas secas como as tâmaras, damascos e uvas-passas como sobremesa.

Mel. Composto por glicose e frutose, carboidratos simples que fornece energia rapidamente. Pode ser encontrado em sachê que é uma opção para repor as energias durante a folia. Pode ser utilizado em saladas de frutas, iogurtes e com açaí. Mas não exagere na quantidade.

Geleia real ajuda melhor a disposição física. Deve ser consumida pela manhã para garantir energia ao longo do dia. Pode ser encontrada em farmácias em cápsulas ou em forma de geleia. É indicado tomar 1 cápsula ao dia pela manhã com um pouco de água. Se preferir pela geleia real natural, o ideal é colocar uma colher de café debaixo da língua para que ela seja melhor absorvida pelo corpo.

Após a festa, o ideal é repousar bastante, tomar muita água, água de coco, sucos naturais, chás. A alimentação deve ser leve. Uma sopa ou salada com uma porção de proteína magra grelhada são muito indicadas. Evite alimentos muito gordurosos e condimentados.

Adriana Stavro Formada em Nutrição pelo Centro Universitário São Camilo. Pós-graduada em Doenças Crônicas não Transmissíveis pelo Hospital Albert Einstein. Pós graduanda em Nutrição Clinica Funcional pela VP consultoria, pós graduanda em Fitoterapia pela Course4U.

Publicidade
Botão Voltar ao topo
Fechar