Rio Grande do Sul

Frederico Westphalen oferece acompanhamento integral às gestantes

Em Frederico Westphalen, o programa “Mamães Assistidas” foi criado em maio de 2018 pela Administração Municipal, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação (Smash), para complementar e qualificar as ações já desenvolvidas com as gestantes dos programas Primeira Infância Melhor (PIM e Criança Feliz), no município, atendendo as necessidades básicas e garantindo os direitos sociais da população. Da execução inicial até o final de 2019, o programa que é custeado integralmente com recursos do município já investiu em torno de R$ 40.000,00.

O programa oferece atendimento especializado às mamães, de qualquer faixa etária a partir da décima semana de gestação, beneficiárias do Programa Bolsa Família e atendidas pelos Programas PIM/Criança Feliz ou que está dentro das definições de público prioritário. As gestantes integrantes do “Mamães Assistidas” participam de acompanhamento e intervenções sob a coordenação do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), supervisoras Pim e Criança Feliz e por uma equipe multiprofissional em parceria com as demais secretarias municipais relacionadas ao tema.Também são feitas orientações sobre assuntos diretamente ligados à gestação e aos primeiros cuidados com o bebê e oficinas práticas de confecção de parte do enxoval para o recém-nascido, ministrada por uma profissional artesã.

Além disso, são ofertados pela secretaria, lanches e transporte gratuitos. Além disso, todas as mamães são contempladas com um kit completo que é composto de banheira plástica infantil, jogo de lençol completo, travesseiro, toalha de banho infantil, toalha de boca, fraldas de pano, body de malha, meias, cobertor, termômetro digital, Tip Top, álcool 70%, lenço umedecido, cueiro, gaze, pomada para assadura, sabonete, shampoo e uma bolsa personalizada para gestante.

Um dia de beleza e registros fotográficos

Com o objetivo de fazer com que esse período gestacional seja ainda mais marcante e especial, e fazer as mamães sentirem-se empoderadas e valorizadas como mãe e mulher, a Smash em parceria com profissionais voluntários, ainda proporciona um momento único e especial às mamães, permitindo que as integrantes do programa desfrutem de um dia de beleza e registros fotográficos, com direito a muita interação, troca de experiências e confraternização.

Ao todo, foram realizadas quatro sessões, sendo três delas em 2019, e uma em 2020, com um número de 68 gestantes atendidas até o momento. Os encontros geralmente são realizados no Centro Profissionalizante de Integração Social (Cepis), em Frederico Westphalen, e eventualmente em locais externos, como a Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) de Frederico Westphalen.

Voluntários

Participaram das edições realizadas até o momento as maquiadoras, Maria Júlia Cargnin, Heloisa Hunhoff, Stephanie Carvalho, Franciele Basso, Cássia Pinheiro e Daniela Cerutti. A produção fotográfica ficou por conta das fotógrafas, Simone Didomenico, Isadora Barreta, Raquel Shaefer Klauck, Carla Baldin e Cati Photo Studio.

Botão Voltar ao topo