Cidades do RSNotíciasRio Grande do Sul

Canoas faz blitz educativa voltada a condutores no retorno das aulas

O fluxo maior de crianças e adolescentes nas ruas exige atuação da SMTM

A Unidade de Educação da Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade (SMTM) tem buscado a conscientização de motoristas e motoqueiros quanto à maior circulação de crianças e adolescentes nas ruas de Canoas, em virtude do retorno das aulas da rede municipal. Uma das atividades foi a blitz educativa da última quinta-feira (20), no bairro Niterói. A utilização do cinto de segurança, o respeito às faixas de pedestre e a direção defensiva foram algumas das recomendações passadas durante o trabalho dos agentes.

“Muitas pessoas acham que as ruas são extensões de suas casas, o que é errado. O trânsito é um espaço público compartilhado, que deve ser dividido com atenção, segurança e respeito ao próximo”, disse Vanessa Carmo, psicóloga da Diretoria de Trânsito. Com 25 anos de trabalho na área, como instrutora e diretora de ensino, Vanessa revela que os índices no município estão em constante redução, mas ainda há muito a melhorar. Para isso, a equipe atua também dentro de escolas, conversando com crianças e adolescentes, e de empresas, provocando a mudança comportamental de condutores.

As maiores recompensas pela atividade de conscientização, segundo Roger Netto, chefe da Unidade de Educação para o Trânsito, são o reconhecimento dos canoenses sobre a importância da ação e o amor à vida. “É gratificante a forma como são atenciosos e compreendem que só estamos na rua em prol da segurança. Não somos vistos apenas como agentes punitivos e, sim, como orientadores de uma condução com gentileza e menos agressividade”.

Divulgação do novo endereço

Além dos agentes fiscais do trânsito, participaram da ação duas empresas de autoescola e o Procon de Canoas, que distribuiu panfletos divulgando o endereço da sua nova sede. Os serviços em defesa do consumidor podem ser solicitados na rua General Salustiano, 142, bairro Marechal Rondon. O atendimento ocorre de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.

Botão Voltar ao topo