Rio Grande do Sul

Esteio vai se transformar na Capital do Verso Gaúcho

Alguns dos melhores declamadores (intérpretes) e amadrinhadores (músicos que acompanham os intérpretes) desembarcam na cidade no próximo sábado (29) para o 6º Esteio da Poesia Gaúcha e 2º Esteio do Amanhã, festivais promovidos pela Prefeitura de Esteio através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (SMCEL) e da Diretoria de Comunicação Social e Eventos (DCSE). A noite cultural e de festas será no Seminário Claretiano (Rua Padre Roberval Laperer, S/Nº), com início às 19h e entrada gratuita. Além de muita poesia, quem for ao evento ou acompanhar pela internet através da webTV Tradição assistirá a um show do cantor Joca Martins, um dos maiores nomes da música gaúcha, indicado ao prêmio Melhores do Ano, do site G1/RS, que promete um repertório voltado ao campeirismo, marca que o caracterizou ao longo da carreira.

O evento, considerado o maior festival de poemas inéditos do Estado em público e número de concorrentes, começa com a apresentação dos intérpretes mirins e juvenis (de oito a 16 anos) do Esteio do Amanhã. Os 10 classificados para a final vão declamar poemas que já foram finalistas de edições anteriores do Esteio da Poesia Gaúcha e de outros festivais do gênero no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Serão premiados com troféus os dois melhores de cada categoria e todos os participantes vão receber uma premiação de R$ 500 pela classificação para a final.

Depois, será a vez dos declamadores bem mais “taludos” subirem ao palco para interpretar, pela primeira vez ao público, os 10 trabalhos selecionados pela Comissão Avaliadora entre os 451 inscritos no festival de poemas inéditos. Grandes nomes da declamação atual como Pedro Junior da Fontoura, presente em todas as edições como intérprete, Romeu Weber (melhor declamador de 2017) e Liliana Cardoso, também presente em todas as edições como apresentadora, intérprete e avaliadora, subirão novamente ao palco do festival esteiense. Por outro lado, declamadores também já consagrados estreiam no Esteio da Poesia. É o caso de Fábio Marcorra, Priscila Campeol, Eudes Vinícius dos Santos, Bárbara de Bittencourt, Paula Daniele String, Érico Rodrigo Padilha e Jorge Cassep, que vem diretamente da cidade de Sorriso, no Mato Grosso, para se apresentar. No amadrinhamento, nomes de primeira linha do universo dos festivais de poesia e também de música como Jorge Araujo, William Andrade, Danilo Kuhn, Nilton Júnior Silveira, João Bosco Ayala Rodrigues e Mário Tressoldi, entre outros excelentes músicos.

Os três melhores poemas, declamadores e amadrinhadores ganharão troféus, assim como o melhor Trabalho em Palco e a Poesia Mais Popular, escolhida pelo público em votação no perfil do festival no Facebook assim que o último concorrente da noite fizer sua apresentação. Todos os 10 finalistas do festival de poemas inéditos receberão R$ 2 mil pela classificação. O poeta vencedor ganhará, ainda, uma viagem de pesca de três dias na Argentina da Primo Sport Fishing, o melhor declamador receberá uma faca da Mauro Rosado Cutelaria com bainha da El Paysano Sogueria Criolla e o melhor amadrinhador terá como regalo um passa-lenço de prata do pratero Amauri Moura.

Os finalistas, tanto do Esteio da Poesia quanto do Esteio do Amanhã, foram definidos pela Comissão Avaliadora, formada por Paulo de Freitas Mendonça (poeta, pajador, compositor, escritor, radialista e jornalista), Tânia Goulart (declamadora e jornalista) e Marcelo Dávila (poeta, compositor e médico) em reunião realizada na Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya no dia 7 de dezembro. A ordem de apresentação foi sorteada, com transmissão ao vivo, no dia 8 de janeiro, diretamente do Seminário Claretiano.

6º Esteio da Poesia Gaúcha e 2º Esteio do Amanhã
O que: Apresentação de declamadores mirins, juvenis e adultos e show com o cantor Joca Martins
Quando: Sábado (29), 19h
Onde: Seminário Claretiano (Rua Padre Roberval Laperer, S/Nº)
Quanto: Gratuito

Botão Voltar ao topo