Rio Grande do Sul

Arvorezinha realiza reunião do Bolsa Família

Nesta quinta feira (27), o município de Arvorezinha realiza a reunião geral com as famílias beneficiárias do Bolsa Família, nos horários das 13h30 e das 18h30, no Auditório Domingos Dorigoni. A presença também faz parte das avaliações para o recebimento do Bolsa Família.

A Pesagem será nos dias 5 e 6 de março, das 7h30 às 11:30 e das 13h às 17h, no CRAS Guerino Rigo de Arvorezinha.

Programa Bolsa Família

O Programa Bolsa Família busca contribuir para o combate da pobreza e da desigualdade social. O mesmo foi criado no ano de 2003 e possui três eixos: complemento de renda, acesso a direitos e articulação com outras ações.

A gestão do Bolsa Família é descentralizada e cabe aos município fazer a inclusão dos seus beneficiários no programa, mediante entrevista e cadastro no sistema. É de extrema importância que as informações repassadas ao entrevistador sejam reais, pois as declarações de renda e demais situações familiares são autodeclaratórias. A não informação de dados ou omissão pode ocasionar o cancelamento do beneficio.

Desde 2019, o Governo Federal vem realizando uma operação para organizar o pagamento do Bolsa Família, identificando os benefícios indevidos ou irregulares, fazendo um “pente fino” em todos os cadastros. A operação é liderada pela Secretaria Especial do Desenvolvimento Social, do Governo Federal.

A fila de espera de novas famílias no programa beira o número de 500 mil cadastros no país, sendo que em Arvorezinha, desde o mês de abril de 2019, nenhuma nova família cadastrada passou a receber o benefício. Isso não acontece apenas com nosso município, mas em todo o país.

Para manter os benefícios já existentes é importante que as famílias mantenham seus cadastros atualizados, a pesagem e carteira de vacinação em dia, assim como observem a frequência escolar.

A responsabilidade por manter o benefício é da família que recebe o Bolsa Família, tendo que manter as condicionalidades exigidas para receber o valor. A Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Saúde e Secretaria de Educação devem realizar as atualizações conforme a realidade e organizar fiscalizações e orientações para evitar o uso indevido do valor do benefício.

Botão Voltar ao topo