Rio Grande do SulSaúde

Gravataí tem ambulatório especializado em doenças raras

O Centro Municipal da Saúde (CMS) de Gravataí é o maior complexo de saúde especializada do município e conta com diversos serviços. Em novembro, a Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), inaugurou o Ambulatório de Doenças Raras, instalado no CMS. O setor é especializado para o tratamento de casos raros.

Antes da instalação do ambulatório, os pacientes eram encaminhados para unidades em Porto Alegre, para realizarem a administração de seus medicamentos. Com isso, a instalação do ambulatório possibilitou aos pacientes a centralização de todos os serviços em um único local. “Antes da implantação, os pacientes precisavam se deslocar para outros lugares, causando diversos transtornos, agora possuem um espaço preparado para melhor atende-los” explicou Angélica Jardim, coordenadora do CMS.

O ambulatório conta com um ambiente acolhedor, que possui sala para atendimento, administração de medicamentos e equipe especializada. O serviço é uma novidade na área de saúde, em Gravataí, que até então não contava com setor específico para atendimento destes casos. O CMS foi o local escolhido para a instalação do ambulatório devido suas instalações modernas e de fácil acesso.

Casos atendidos

“Inicialmente o serviço acolhe os pacientes que possuem algum tipo de mucopolissacaridoses (MPS). As MPS formam um grupo de doenças lisossômicas provocadas pela deficiência das enzimas responsáveis pela degradação dos glicosaminoglicanos (GAGs). O acúmulo de mucopolissacarídeos nas células causam sintomas progressivos em órgãos e tecidos, especialmente ossos, fígado, cérebro, coração, entre outros”, explicou o enfermeiro Anderson Correa.

Os pacientes que apresentam casos de MPS precisam realizar infusão de enzimas via intravenosa semanalmente, a fim de manter a qualidade de vida.

Atendimento

Para obter mais informações sobro atendimento o paciente ou seu familiar devem ir até o Centro Municipal da Saúde, que fica localizado na Rua João Alves de Souza, 111, no Centro. O local funciona das 6h45 às 18h, de segunda à sexta-feira.

Botão Voltar ao topo