NotíciasRio Grande do Sul

São Leopoldo retoma atividades da Canoagem na Escola

Há quase 15 anos o projeto Canoagem na Escola, da Secretaria Municipal de Educação de São Leopoldo, treina estudantes da Rede Municipal de Ensino com o objetivo de proporcionar aos alunos a experiência do esporte, ensinando, acima de tudo, os valores do trabalho em equipe. Na segunda-feira (2), o projeto retomou as atividades e novos estudantes ingressaram nas aulas.

Segundo a coordenadora, Daniela Maioli, essas primeiras semanas são para os novos participantes aprenderem as regras e receberem as informações de segurança. “Antes de entrarem no rio e terem acesso aos barcos conversamos com eles, ensinamos todas as questões de posicionamento e de como utilizar os equipamentos, primeiramente, fora da água”, conta. Durante as próximas semanas os professores do projeto realizarão os treinos nas piscinas da Sociedade Ginástica de São Leopoldo, avenida Imperatriz Leopoldina, 216. Uma parceria com a Sociedade para ensinar como utilizar o barco na água, prezando pela segurança das crianças. Os treinos nas piscinas já iniciam na segunda-feira, 9 de março.

O Canoagem na Escola ocorre de segunda a quinta-feira nos turnos da manhã, das 8h às 10h45, e da tarde, das 13h30 às 16h45, e atende 160 estudantes.

Para o estudante da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Edgard Coelho, David Bernardes, 9 anos, que iniciou na canoagem esse ano, o esporte é essencial na vida dele. “Eu faço natação há seis anos já e quando surgiu a oportunidade de participar desse projeto eu logo me prontifiquei. Além de fazer bem para a saúde, sei que vou criar experiências e conhecer muitas pessoas novas”, afirma, animado, o estudante.

O projeto inicialmente era uma alternativa de atividades para as crianças que tinham como hábito tomar banho nas águas do Rio dos Sinos. Para regulamentar a equipe nas competições, foi criada, em 2011, a Associação Leopoldense de Ecologia e Canoagem (Aleca). A Smed investe, anualmente, mais de R$ 300 mil na canoagem, incluindo folha de pagamento, transporte para competições, aluguel da casa de treinamento, entre outras coisas.

Atualmente, a equipe de professores e coordenação é composta por oito pessoas que auxiliam nos treinos dentro e fora da água. A Aleca conta com 23 atletas de categoria de base. As competições já iniciam no dia 15 de março, quando a equipe de canoagem viaja para Santa Tereza.

Botão Voltar ao topo