Cidades do RSNotíciasRio Grande do Sul

Mês da Mulher terá atividades especiais de saúde, em Canoas

Exames preventivos, palestras e rodas de conversa estão na programação

Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, a Prefeitura de Canoas, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), lança uma ampla programação voltada para elas durante todo o mês. Além de exames preventivos e ginecológicos, atendimento odontológico e testes rápidos, ainda haverá palestras e rodas de conversa sobre violência doméstica, prevenção de câncer de mama e de colo do útero.

No dia 6 de março haverá palestra sobre violência de gênero no Programa Canoas Mais Leve, às 14 horas, na Biblioteca Pública Municipal João Palma da Silva. No dia 10, às 18 horas, acontece uma conversa com familiares com a temática “Mulher: uma referência”, e no dia 11, às 13h30, a palestra “Comunicação feminina: abandonos e conquistas”, ambas no Centro de Especialidades Médicas (CEM).

O painel “O feminino na sociedade contemporânea” ocorre no dia 13, às 14h30, no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Amanhecer. Ainda durante o mês, haverá rodas de conversa sobre a importância da Política Nacional da Saúde Integral da População Negra nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e nos Centros de Referência. No dia 30, acontece a oficina “O que vestimos pode influenciar na nossa autoestima?”, às 9 horas, na Clínica de Saúde do Idoso.

No dia 19, às 9 horas, será lançado o Protocolo da Saúde da Mulher, que norteará todos os profissionais de saúde do município. O Protocolo representa um grande avanço para a saúde, uma vez que amplia a assistência e preconiza a qualidade na assistência para as mulheres.

O dia 21 de março será o dia D de atendimento às mulheres nas UBSs e nas Clínicas de Saúde da Família, das 9h às 15 horas. As atividades contemplam: atendimento clínico, odontológico, de enfermagem, coleta citopatológica do colo uterino para exame preventivo, testes rápidos (HIV, sífilis, hepatites virais), pesagem do Bolsa Família e Práticas Integrativas Complementares (reiki, acupuntura, auriculoterapia).

Durante todo o mês, nas salas de espera, haverá conversas sobre prevenção e importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e colo de útero. No Centro de Referência da Saúde da Mulher (CRSM) serão realizados coleta citopatológica, consultas ginecológicas, prevenção ao câncer de mama e colo uterino, testes rápidos, Práticas Integrativas Complementares e pesagem do Bolsa Família. No Centro de Referência do Idoso acontecem atividades de promoção de saúde e prevenção de doenças, das 9h às 15 horas.

Também acontecem atividades destinadas aos profissionais da saúde, como a sensibilização para os técnicos da UBS Niterói sobre a saúde das mulheres lésbicas e o Primeiro Ciclo de Capacitação Inclusiva da Rede de Enfrentamento a Violência Doméstica de Canoas: repensando a porta de entrada.

Botão Voltar ao topo