DestaquePorto Alegre

Remontagem de Olga na Casa de Cultura Mario Quintana

A montagem original, de 2018, era uma performance de 20 minutos, que transitou por diversos festivais e mostras de teatro do Estado. Laureada com vários prêmios de melhor atriz e espetáculo, “Olga” deu forma a um incrível e impactante espetáculo, com o dobro de tempo e, totalmente repaginado. A remontagem de Olga é uma homenagem às vítimas do Holocausto nos 75 anos da descoberta do campo de concentração de Auschwitz. O monólogo apresenta a última noite de Olga Benário Prestes no campo de extermínio nazista de Bernburg. Várias recordações fazem com que se vislumbre a mãe, a esposa, a judia, a revolucionária, a antissocial, a presa política.

A jovem revolucionária alemã foi enviada ao Brasil em 1934, pela Internacional Comunista, para garantir a segurança de Luís Carlos Prestes. Sob o governo de Getúlio Vargas, foi presa e deportada para a Alemanha, onde ficou sob o comando nazista por seis anos. Por ser judia e ter uma forte posição política, foi executada na câmara de gás, em 1942, aos 34 anos.

A concepção cênica do espetáculo reverbera sentimentos de solidão, frieza e opressão no cenário, no figurino, na iluminação e na trilha sonora. Nos dias 6, 13, 20 e 27, sextas-feiras, após o espetáculo, haverá um bate-papo com especialistas, historiadores e sobreviventes do holocausto sob a supervisão do Instituto Marc Chagall.

Olga
Quando: 6 a 29 de março (sextas a domingos)
Horário: 20h
Ingressos: R$ 40,00 (inteira) e R$ 20 (Clube do Assinante ZH, estudantes, idosos, professores e classe artística, mediante comprovação) – à venda na Bomboletras (Shopping Olaria, loja 3 – Cidade Baixa), das 10h às 22h, de segunda a sexta, e das 15h às 21h, no domingo. Vendas online pelos sites www.tcheofertas.com.br e www.entreatosdivulga.com.br
Duração: 40 minutos
Classificação etária indicativa: 12 anos
Onde: Sala Carlos Carvalho | 2º andar da Casa de Cultura Mario Quintana | Rua dos Andradas, 736 | Centro Histórico – Porto Alegre

Publicidade

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar