O calor voltou a aumentar sobre o Rio Grande do Sul, como era esperado. Com quase 40°C, o estado foi um dos lugares mais quentes do país nesta quinta-feira (12). Até às 23 horas, das 10 maiores temperaturas registradas nas estações meteorológicas no Brasil, operadas pelo INMET, 8 foram no Rio Grande do Sul.
Em Campo Bom, na Grande Porto Alegre, a temperatura chegou aos 39,2°C e foi a maior na Região Sul ontem (12), pela medição do INMET – Instituto Nacional de Meteorologia. Em Porto Alegre , a temperatura máxima nesta quinta-feira ficou em torno dos 36°C. Em Santa Catarina, a maior temperatura foi de 36°C, em Urussanga, no sul do estado. Florianópolis teve máxima de quase 31°C. No Paraná, o calor chegou a quase 30°C em Curitiba e alcançou 37,3°C em Foz do Iguaçu.
Calor e tempo seco
Com pouca nebulosidade e quase sem chuva, o Sul do Brasil continua muito quente nesta sexta-feira (13), e também neste fim de semana, que será o último do verão. Há uma possibilidade de recorde de calor em Porto Alegre até o domingo. Segundo o INMET, a maior temperatura na capital gaúcha este ano é de 37,8°C, no dia 17 de fevereiro. O outono começa no dia 20 de março, às 00h50.
Não há previsão de chuva para esta sexta-feira no Sul do Brasil. Toda a Região tem um dia de sol forte e o calor pode se aproximar novamente dos 40°C no Rio Grande do Sul.
No sábado, 14, o sol forte e o calor serão sentidos na maior parte do dia. Há uma possibilidade de algumas pancadas de chuva a partir da tarde na fronteira com o Uruguai, por causa da chegada de uma frente fria ao sul do estado. O calor aumenta em todo o Sul do Brasil neste dia e há chance de recorde de maior temperatura em Porto Alegre.
No domingo, sem força para vencer o ar seco e muito quente sobre o Sul do Brasil, a frente fria vai se afastando em alto-mar, na altura do litoral gaúcho. O calorão continua na Região Sul. O sol e o tempo seco predominam. Tem previsão de pancadas de chuva para o centro-sul do Rio Grande do Sul.
Áreas de instabilidade se espalham sobre a Região Sul na segunda-feira e ocorrem pancadas de chuva em quase todas as áreas.