NotíciasRio Grande do Sul

Equipes do Samae combatem fogo na margem do Faxinal em Caxias

Fogo começou no início da noite deste sábado, às margens da Rota do Sol, e foi totalmente controlado por volta das 22h

Equipes da Divisão de Água, Esgoto e Recursos Hídricos do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) se mobilizaram para controlar um incêndio na vegetação na área da Represa do Faxinal, às margens da Rota do Sol.

Vegetação seca queima rapidamente e produz calor em altas temperaturas – Fotos: Divulgação/PMCS

Como os caminhões-pipa da Autarquia auxiliavam os bombeiros no incêndio no Bairro Charqueadas, os servidores fizeram uma força-tarefa com caminhão limpa fossa para que as chamas não se alastrassem e ainda, porque o fogo e a fumaça atrapalhavam a visibilidade e o trânsito na rodovia. “Como a vegetação está muito seca, por falta de chuva, o fogo deve ser sido causado por uma bituca de cigarro, pois foi muito perto da estrada. As nossas equipes foram muito ágeis na mobilização, inclusive da Guarda Municipal, para auxiliar os motoristas, e logo o fogo foi controlado. Após o atendimento às residências no Charqueadas, nossos pipas foram até o Faxinal para o rescaldo e acabar com novos possíveis focos. A ação terminou por volta das 22h”, informa o diretor-presidente do Samae, Idair Moschen.

Moschen alerta a comunidade que, por um descuido ou irresponsabilidade, o incêndio poderia ter atingido grande área de preservação ambiental e bacia de captação no entorno da Represa do Faxinal.

Botão Voltar ao topo