Rio Grande do Sul

Caibaté tem nova agroindústria familiar

Foi na produção de melado e de açúcar mascavo que o agricultor Valmir José Sobucki, de Caibaté, encontrou uma forma de agregar valor à cana-de-açúcar produzida na propriedade. Importante passo para a formalização da Agroindústria Sobucki, o atestado de cadastramento no Programa Estadual de Agroindústria Familiar da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) foi entregue ao produtor e a sua irmã, Soeli Terezinha Sobucki, na última sexta-feira (13), pela extensionista da Emater/RS-Ascar Tamires Scheis Nunes.

Com os avanços na legalização tributária, sanitária e ambiental, a obra está sendo executada. Os próximos passos são a obtenção do Alvará Sanitário e a inclusão no Peaf/RS, cujos encaminhamentos já foram feitos para que a entrega destes documentos ocorra no ato de inauguração da agroindústria.

Para alcançar a legalização da produção e comercialização de melado e cana-de-açúcar, os Sobucki buscaram junto à Emater/RS-Ascar orientações sobre agroindustrialização, importância e formas de legalização. Além disso, buscou saber mais sobre a demanda do mercado local e a possibilidade de participação em feiras através da inclusão no Peaf/RS.

A Vigilância Sanitária, vinculada à 12ª Coordenadoria Regional de Saúde de Santo Ângelo, realizou visita e apresentou as orientações acerca da planta e o fluxo dentro da agroindústria, bem como sobre os documentos necessários para encaminhar o pedido de Alvará Sanitário.

As obras da agroindústria contam com o apoio da Prefeitura, através do setor de Engenharia, na elaboração do projeto de construção. Já a Emater/RS-Ascar elaborou o projeto de crédito, encaminhado via Banco do Brasil, para o acesso à linha de financiamento Pronaf Agroindústria.

Somente em 2020 já existem 11 solicitações de inclusão de agroindústrias da região de Santa Rosa, além de outras 163 já inclusas, no Programa Estadual de Agroindústria Familiar.

Botão Voltar ao topo