NotíciasRio Grande do Sul

Câmara de São Leopoldo adota medidas de prevenção ao Covid-19

“Estamos em meio a uma pandemia e precisamos ter a responsabilidade e o cuidado com a saúde da população e também dos funcionários da casa. Não podemos parar com o trabalho, mas tomamos medidas que vão contribuir para a diminuição do risco de contaminação, pois temos que servir de exemplo para a comunidade.” Estas foram as palavras do presidente da Câmara Municipal de São Leopoldo, Júlio Galperim, em reunião na manhã desta terça-feira (17/03) com os colegas vereadores que compõem a mesa diretora, Edite Lisboa (vice-presidente) e Fabiano Haubert (secretário); com o assessor jurídico da Câmara, Jefferson Soares, e o diretor da Casa, Leandro Lemes. Seguindo orientação da Organização Mundial de Saúde, e tal como já aplicado por outros órgãos públicos estaduais e federais, a Câmara de São Leopoldo tomará novas medidas, a partir desta quarta-feira (18/03), para prevenir infecções do coronavírus no município.

Na tarde desta terça-feira as medidas foram apresentadas para os demais vereadores da casa, que concordaram com as mudanças durante este período de pandemia. Desta forma, e com aval dos 13 vereadores, a partir de amanhã a Câmara passará a funcionar das 08h às 14h. As sessões que acontecem nas terças-feiras, onde há a utilização da tribuna livre, será suprimida de forma provisória. As sessões das quintas-feiras, onde acontecem as votações de projetos, acontecerão na parte da manhã, a partir das 09h30.

As comissões permanentes, que se reúnem semanalmente para avaliar os projetos e dar seus pareceres, a partir da próxima semana não terão mais o encontro presencial. Os pareceres serão realizados de maneira online, evitando que haja um aglomerado de pessoas em um mesmo local. Enquanto existe a preocupação com o contágio do vírus, nenhum evento será realizado na Câmara Municipal, incluindo sessões solenes e audiências públicas.

Semanalmente a mesa diretora se reunirá para debater o tema, podendo reaver as decisões tomadas neste momento. “Estamos em meio a incertezas, e a situação muda diariamente. Estamos atentos e prezando pelo trabalho preventivo”, afirmou Galperim.

Botão Voltar ao topo