NotíciasRio Grande do Sul

UBSs de Caxias fazem cerca de 1,2 mil agendamentos de mamografia

Atividade ocorreu no último sábado (14) e foi alusiva ao Mês da Mulher

No último sábado (14/03), as 49 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município estiveram abertas para a realização de agendamentos de mamografia e coletas para exame citopatológico. Foram feitas 1.274 solicitações para mulheres acima dos 40 anos e 1.706 coletas do citopatológico em mulheres dos 20 aos 65 anos de idade, além de outras atividades de promoção e prevenção à saúde.

Vale lembrar que, em 2019, 43 óbitos foram registrados em decorrência do câncer de mama em Caxias do Sul. 732 pacientes estão em acompanhamento pelo Programa Municipal de Vigilância e Detecção Precoce do Câncer de Mama (Vigimama). São 1.255 usuárias com o exame citopatológico alterado que estão sendo acompanhadas pela rede pública de saúde, com lesões que podem evoluir para câncer no colo.

Os exames buscam a identificação precoce e a prevenção dos cânceres do colo do útero e de mama. No Brasil, dados de 2019 do Instituto Nacional do Câncer (Inca) mostram que, segundo a localização primária da doença, 16.724 mulheres falecerem em decorrência do câncer de mama e 6.385 do de colo do útero.

Botão Voltar ao topo