Os templos das Igrejas Universal e Internacional da Graça de Deus, localizadas na avenida Julio de Castilhos, no Centro Histórico, foram interditadas na manhã deste sábado, 21, por risco iminente à saúde coletiva. O fechamento de espaços como igrejas, museus, bibliotecas, entre outras atividades, está previsto no Decreto 20.523. Os eventos religiosos estão proibidos desde a terça-feira, 17.
As medidas servem para evitar a aglomeração de pessoas e a disseminação do coronavírus entre a população. Na noite de sexta-feira, 20, um vídeo flagrou fiéis saindo da Igreja Universal pela porta dos fundos após um culto.
“Não podemos admitir que nenhuma instituição ou estabelecimento quebre os protocolos neste momento de emergência e enfrentamento do coronavírus. Todo espaço com grande concentração de público deve fechar imediatamente para a saúde e segurança de todos”, alertou o Diretor de Fiscalização da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), Denis Carvalho.
Os agentes do órgão adesivaram todas portas dos templos e seguirão atuando para garantir o cumprimento do decreto. A operação contou com o apoio da Guarda Municipal. “Nossas ações visam à manutenção da saúde de todos. Pedimos a compreensão das igrejas neste momento, para que preservem a vida de seus fiéis, independente de religião”, destaca Carvalho.
Denúncias – Casos de locais abertos podem ser denunciados pelo telefone 156 ou pelo portal de Atendimento ao Cidadão. Os espaços serão verificados conforme o porte e capacidade de lotação, em ordem decrescente, de modo que seja possível suspender as atividades naqueles estabelecimentos que atraem o maior número de pessoas.