Publicidade
DestaqueRegião MetropolitanaSaúde

Saúde de Canoas vai aplicar vacina contra gripe em domicílio

Imunização começa na segunda-feira (23) em instituições de longa permanência

A campanha de vacinação contra a gripe em Canoas sofreu uma alteração por causa da pandemia do novo coronavírus. Ao invés de os pacientes irem até as unidades, agora, os profissionais de saúde é que irão até a casa do público-alvo. A medida é uma necessidade diante das orientações para evitar aglomerações e o contato de idosos com outras pessoas, ação mais eficaz no combate à proliferação do vírus.

A partir de segunda-feira (23), as instituições de longa permanência de idosos, como asilos e casa de repouso, serão visitadas pelos técnicos que aplicarão as doses em internos e profissionais. Nos dias seguintes, iniciam as visitas domiciliares para imunizar pessoas com mais de 60 anos, primeiro público a ser vacinado. Ao todo, serão 30 equipes que irão percorrer as ruas de Canoas, ao longo da campanha. Desta forma, não serão aplicadas doses contra a vacina naqueles pacientes que procurarem as Unidades Básicas de Saúde, já que os técnicos estarão em visitas domiciliares.

A campanha de vacinação contra a gripe estava prevista para começar na segunda quinzena de abril, mas foi antecipada pelo Ministério da Saúde em todo o país para a próxima segunda-feira (23) devido à pandemia do novo coronavírus. Canoas recebeu apenas 15.000 doses de vacina contra a gripe e espera receber mais lotes para imunizar o maior número possível de pessoas. A Secretaria da Saúde aguarda para a próxima quinta-feira (26) a chegada de novos lotes para abastecer os estoques e dar sequência à estratégia de imunização.

Segurança

Para evitar riscos aos idosos e inibir a ação de criminosos, a Prefeitura de Canoas mobilizou agentes de segurança que irão acompanhar os técnicos nas visitas domiciliares. Todas as equipes que estarão percorrendo a cidade terão um agente de segurança, para dar mais tranquilidade ao cidadãos que irão abrir as portas de suas casas para receber a imunização. Além disso, os técnicos de saúde estarão devidamente identificados com coletes e crachás.

Em Canoas, as etapas da Campanha de Vacinação contra a gripe serão as seguintes:

— 1ª fase (a partir do dia 23/3): idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde;

— 2ª fase (a partir do dia 16/4): professores de escolas públicas e privadas, profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;

— 3ª fase (a partir do dia 09/05): crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, adultos de 55 a 59 anos de idade e pessoas com deficiência física, visual, auditiva, múltipla, intelectual e mental.

Publicidade

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar