Saúde

Outono facilita tratamento das varizes

No outono, tratar varizes e vasinhos fica mais fácil e tranquilo. Segundo o cirurgião vascular Dr. Gilberto Narchi Rabahie, esta é a melhor época do ano para tratar tais veias finas avermelhas ou azuladas, pois o clima é ameno e com alguns dias sem sol.

O especialista explica que a exposição ao sol deve ser evitada após o tratamento, uma vez que existe um pequeno risco de hipercromia, ou seja, de manchas na pele. “Como no outono a exposição ainda é branda, é uma opção de período para lidar com este incômodo”, afirma.

Além disso, se o tratamento incluir a microcirurgia de varizes, o uso de meias elásticas pode ser necessário, o que é mais fácil com a temperatura mais baixa. Mesmo que o tratamento seja feito para melhorar o aspecto estético, é preciso uma avaliação médica para checar vasinhos visíveis ou, ainda, a possibilidade de haver varizes e microvarizes.

Mesmo que o paciente apresente vasinhos ou ainda tenha uma veia aparente, segundo o especialista, isso não é o bastante para afirmar que ele não tenha a doença. “Alguns sintomas devem ser observados, como cansaço ou sensação de peso nas perdas, que podem ser acompanhados de inchaço. Só uma avaliação médica pode dizer se o paciente pode ter insuficiência venosa crônica, pois são checados diversos sintomas”, explica Dr. Gilberto. “Também avaliamos antecedência da doença na família e a predisposição do paciente vir e desenvolver varizes no futuro”, completa.

Como prevenir as varizes?

Falta de atividades físicas regulares e obesidade podem contribuir para o surgimento de varizes. Atividades físicas de baixo impacto podem ajudar na prevenção. “Cada indivíduo tem sua estrutura vascular para suportar sua própria carga, por isso, é importante cuidar do sobrepeso”, afirma Dr. Gilberto.

Outras maneiras de prevenir as varizes e os vasinhos é controlar o peso, ter uma alimentação balanceada e evitar ficar na mesma posição por muito tempo – sendo recomendado levantar e andar um pouco, caso trabalhe sentado ou mesmo em uma viagem longa de avião. “Também alerto sobre o uso da meia elástica. Ela é muito útil para aliviar os sintomas, mas não deve ser utilizada sem avaliação de um especialista”, afirma o cirurgião vascular.

Outra dica é ter cuidado na hora de usar anticoncepcional. “Só um médico pode recomendar a pílula adequada. Este é um alerta importante e ter explicações corretas podem ajudar as mulheres”, sugere Dr. Gilberto. “Repouso com as pernas elevadas ajuda no retorno venoso e sempre tratar varizes e vasinho com cirurgião vascular”, conclui.

Botão Voltar ao topo