O registro de uma ocorrência policial para “outros fatos criminais em geral” é a nova ferramenta disponibilizada pela Delegacia Online da Polícia Civil do Rio Grande do Sul. A fim de prevenir o crescimento de casos do coronavírus, evitando a circulação e o contato de pessoas, a instituição passa a registrar nos plantões de suas delegacias apenas casos que demandem a intervenção policial imediata, como homicídio, latrocínio, estupro, roubo, recuperação e devolução de veículos e violência doméstica.
Além da nova ferramenta, desenvolvida pela Companhia de Processamento de Dados do Estado (Procergs), 29 fatos criminais específicos que já existiam na página e permanecem disponíveis para registro.
Conforme a chefe de Polícia Civil, delegada Nadine Anflor, a medida é de extrema importância, uma vez que a instituição se alia aos órgãos de saúde e autoridades dos setores competentes na luta contra a proliferação do coronavírus.
Como registrar:
1. Acesse o site da Delegacia Online, por meio de um computador, tablet ou smartphone.
2. Tenha em mãos documento de identidade ou CPF. Também é necessário endereço de e-mail válido.
3. Para outros fatos, preencha o formulário disponível na página. É nele que o cidadão irá narrar os fatos e contar, na sua versão, o que aconteceu. Se o crime consta em uma das 29 opções específicas do site, o cidadão deve clicar no fato e seguir as instruções.
4. A partir do início do registro já será gerado um número de protocolo com 15 dígitos, possibilitando a continuidade do preenchimento em outro momento, sendo gerado, portanto, um rascunho antes da finalização. Esse protocolo será enviado por e-mail ou mensagem de celular (o SMS é gerado apenas para quem tem Login Cidadão RS).
5. Finalizado e enviado registro, é necessário aguardar a validação por parte da Polícia Civil para que o registro tenha validade.
6. Para acessar a ocorrência, basta consultar o protocolo no site da DOL. A partir daí, é possível visualizar a ocorrência por meio de arquivo pdf. O documento tem a mesma validade do que seria entregue na Delegacia de Polícia.
Atendimento nas delegacias
Os cidadãos que necessitarem de atendimento presencial não ficarão desassistidos. Todos serão orientados à higienização com álcool em gel, que será fornecido pelo órgão, tão logo cheguem a uma delegacia. Em locais onde não houver barreira de vidro que separe o servidor, deverá ser adotada uma distância mínima 1,5 metro para atendimento.
O alerta, no entanto, é para atendimento de quem apresentar sintoma respiratório (gripe, espirro, coriza, secreção nasal etc.), que ficará condicionado à proteção da saúde do servidor policial. Os responsáveis pelas delegacias também estão orientados a evitar a entrada simultânea ou a aglomeração de pessoas, principalmente nos plantões.