Rio Grande do Sul

Hospital de Esteio mantém visitas da UTI adulta

A Fundação de Saúde Pública São Camilo de Esteio (Hospital São Camilo) suspendeu a partir desta terça-feira (24), por tempo indeterminado, as visitas a pacientes internados no hospital. Uma exceção foi aberta para pessoas internadas na UTI adulto. Elas poderão receber a visita de um familiar entre 14h30 e 15h. Também será permitida a permanência do acompanhante em casos e em setores nos quais a presença é obrigatória, como a pediatria e a UTI Neonatal, por exemplo.

Os acompanhantes estão recebendo orientações da equipe do São Camilo sobre os deslocamentos no hospital e os cuidados necessários. A medida tem como objetivo a prevenção e o combate ao novo coronavírus (Covid-19), reduzindo a circulação de pessoas no interior da casa de saúde esteiense.

Em outra iniciativa para evitar que pessoas que possam estar com a doença transitem pelo hospital, foi montada uma barraca em frente ao São Camilo para pré-triagem dos pacientes. A estrutura, com mais de 31m², foi cedida pelo 18º Batalhão de Infantaria Motorizada (18º BIMtz).

No local, servidores do São Camilo atenderão às pessoas que forem encaminhadas pelas unidades de saúde a procurarem a instituição com sintomas como coriza, febre, tosse e dificuldade para respirar. Quando identificado possível caso da doença, os pacientes serão encaminhados para atendimento exclusivo para coronavírus. Se a necessidade for outro serviço de urgência, o paciente será encaminhado para o atendimento necessário.

A Direção do Hospital São Camilo e a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) destacam, entretanto, que o local não deve ser a porta de entrada para buscar atendimento para tratar do covid-19. Pessoas com sintomas da doença devem ligar para o telefone 3459-4723. Se o atendente constatar a necessidade de atendimento presencial, vai orientar para que a pessoa procure uma unidade básica de saúde (UBS), que deve ser procurada, também, caso os sintomas se agravem. São as próprias UBSs que vão indicar que a pessoa procure o atendimento no Hospital São Camilo.

Botão Voltar ao topo