Porto Alegre

Porto Alegre confirma segundo óbito por coronavírus

Um homem de 88 anos, diabético e hipertenso, internado no Hospital Moinhos de Vento na segunda-feira, 23, é a segunda vítima da Covid-19 em Porto Alegre. Morador da Capital, o caso foi notificado à Secretaria Municipal de Saúde (SMS) pelo hospital na terça-feira, 24. O óbito ocorreu nessa quinta, 26. Não há registro de viagem ao Exterior, nem confirmação de o paciente ter contato próximo de outro caso confirmado da doença.

Porto Alegre tem 115 casos positivos da doença causada pelo novo coronavírus. Dezessete pessoas já são consideradas curadas e todas passaram por isolamento respiratório de 14 dias. São 12 homens (18, 23, 28, 31, 35, 37, 38, 44, 48, 65, 68 e 69 anos) e cinco mulheres (5, 19, 34, 35 e 65 anos).

Desde a sexta-feira, 20, a Capital tem transmissão comunitária do coronavírus confirmada, o que significa que o vírus já circula na cidade, não permitindo a identificação da origem da contaminação de casos. “Nesse cenário, a orientação do Ministério da Saúde é testar, no SUS, apenas pacientes internados em ambiente hospitalar e profissionais de saúde com quadro clínico compatível com síndromes gripais que atuam no atendimento direto a pacientes”, explica o secretário de Saúde Pablo Stürmer. A partir deste novo critério para testes, todos os pacientes com sintomas de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) passam a ser considerados com Covid-19.

A enfermeira Raquel Rosa, da Vigilância Epidemiológica Municipal, explica que, diariamente, técnicos do setor entram em contato com todos os hospitais para busca ativa de casos compatíveis com SRAG, para qualificação de informações referentes ao cenário epidemiológico da Capital.

Os sintomas da síndrome gripal são febre de início súbito, acompanhada de tosse ou dor de garganta e pelo menos um dos seguintes sintomas: cefaleia (dor de cabeça), mialgia (dores musculares em qualquer parte do corpo) ou artralgia (dor nas juntas ósseas), que não tenham outro diagnóstico.

Botão Voltar ao topo