Cidades do RSNotíciasRio Grande do Sul

Canoas segue com comércio fechado e atividades essenciais sob fiscalização

A Prefeitura de Canoas publicou na tarde deste domingo (29) alterações e acréscimos ao Decreto nº 70 de 19 de março de 2020. A decisão foi tomada em conjunto com profissionais da área da saúde e representantes de entidades empresariais do município em reunião que ocorreu na última sexta-feira (27). A Câmara de Vereadores também segue atenta e colaborativa na construção de iniciativas que diminuem o impacto da pandemia que causa milhares de mortes em todo planeta.

O comércio se mantém fechado e passam a funcionar atividades consideradas essenciais desde que cumpram exigências rígidas de prevenção ao coronavírus. Conforme o novo texto, a partir desta segunda-feira (30), estão autorizadas as atividades de call center, com limitação da operação em no máximo 25% do seu efetivo de pessoas; pet shops, com no máximo 50% da capacidade; gráficas e tipografias; manutenção predial; borracharias; transportadoras; comércio de adubos e fertilizantes; estacionamentos, desde que sem manobristas; comércio de material de construção, devendo observar limitação de no máximo 30% da capacidade; lojas de conveniência, com a proibição de consumo no local e com limitação de 50% da capacidade.

Além disso, devem seguir algumas normas de higiene estabelecidas pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) para evitar a disseminação do coronavírus, tais como: higienizar as superfícies de toque, como mesas, cadeiras, escadas, maçanetas, entre outros; disponibilizar uma pia com água e sabão e recipiente com álcool em gel 70%; manter distanciamento mínimo de 1,5 metro entre as pessoas; medir, com termômetro a laser, a temperatura corporal dos clientes e colaboradores, vedando a entrada e orientando a procura de serviço de saúde de quem apresentar temperatura acima de 37,8ºC; disponibilizar, na entrada do estabelecimento, uma caixa com esponja embebida com solução desinfetante à base de hipoclorito de sódio; adotar sistema de escalas, de revezamento de turnos e alterações de jornadas que reduzam o fluxo; e afastar ou indicar trabalho remoto a quem esteja no grupo de risco da COVID-19.

Clique aqui para ler o decreto nº 87 de 29 de março de 2020

O prefeito de Canoas, Luiz Carlos Busato, afirma que as medidas tomadas pela administração para o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus são avaliadas com destaque no país. O município está entregando, por etapas, o total de 957 leitos para casos confirmados do COVID-19. “Nossos esforços são diários e permanentes para garantir o melhor atendimento à população e o menor impacto na cidade. Por isso, permitimos essas atividades consideradas essenciais e que não geram aglomeração de pessoas. Nossas ações e iniciativas buscam sempre zelar pela vida e pelo bem-estar dos canoenses. Nossa principal mensagem é para que as pessoas continuem em casa, pois o isolamento social e medidas de higiene são, neste momento, as melhores ações para evitar o contágio”, destaca Busato.

Posicionamento das entidades empresariais, associativas e de classe

Em nota, as entidades empresariais, associativas e de classe de Canoas destacaram o apoio às políticas de saúde pública de prevenção e combate ao coronavírus que estão sendo tomadas pela Prefeitura. A publicação ressalta que Canoas está se preparando de forma adequada, adotando o isolamento social e protegendo, especialmente, os grupos de risco.

As entidades que estão apoiando a Prefeitura no enfrentamento à pandemia são: Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Canoas (CICS), Câmara dos Dirigente Lojistas de Canoas (CDL), Sindicato dos Lojistas do Comércio de Canoas (Sindilojas), Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro), Sindicato das Indústrias Metal Mecânicas e Eletrônicas de Canoas e Nova Santa Rita (Simecan), e Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios e do Comércio Varejista de Supermercados e Hipermercados de Canoas (Sindigêneros).

Botão Voltar ao topo