Porto Alegre

Banco de Leite do Hospital Presidente Vargas solicita doações

O Banco de Leite Humano do Hospital Materno-Infantil Presidente Vargas (HMIPV), em Porto Alegre, segue recebendo doações de leite materno. A responsável técnica, nutricionista Angelita Matias, destaca que o Ministério da Saúde desenvolveu protocolos que indicam a importância da doação, mesmo em meio à pandemia do novo coronavírus.

A nutricionista explica que os protocolos regram os procedimentos a serem adotados pelos profissionais do banco de leite neste momento. “Todos os procedimentos de higiene recomendados para a doação de leite são seguros no combate à pandemia”, destaca.

Nessa terça-feira (7), o estoque de leite para os bebês atendidos no hospital era de 10 litros, suficientes para suprir as necessidades dos recém-nascidos que mais precisam por um período de quatro dias.

Podem doar as mães que estão amamentando, com excesso diário de leite (mínimo em torno de 50 ml), clinicamente saudáveis e residentes em Porto Alegre. O único impedimento é se a mãe estiver com sintomas gripais ou se tenha tido contato com pessoas com esses sintomas. “É importante enfatizar que mães com sintomas gripais não irão doar, mas devem continuar amamentando seus filhos, com higiene de mãos e uso de máscara caseira”, enfatiza a responsável técnica pelo BLH. Para fazer a doação, basta entrar em contato com o hospital, que fica na avenida Independência, 661, ou pelo telefone 3289-3334.

Para manter a oferta aos bebês prematuros da UTI neonatal do hospital, as doações são essenciais, já que auxiliam recém-nascidos com risco extremo de vida enquanto a mãe ainda não consegue produzir o próprio leite. O Banco de Leite tem capacidade para processar até 100 litros de leite humano por mês. Angelita Matias lembra que o leite materno aumenta a imunidade, diminui o risco de doenças infecciosas e diarreias, atuando ainda no sistema cognitivo.

Doação – Serão confirmados os critérios de doação, como exames de saúde e informações do pré-natal, e repassadas orientações iniciais para esgotar as mamas manualmente e armazenar o leite com segurança. Após preenchimento de cadastro, a equipe começa a buscar o leite direto na residência da doadora, momento em que poderá esclarecer dúvidas. O leite recebido passará por uma análise de qualidade, segurança e pasteurização e, só depois, será liberado ao consumo dos bebês.

Confira algumas informações importantes:

• A produção do leite depende do esvaziamento da mama, por isso, quanto mais a mulher amamenta ou esvazia as mamas, mais leite ela produz.

• Todo leite doado é analisado, pasteurizado e submetido a rigoroso controle de qualidade antes de ser ofertado a uma criança.

• Um litro de leite materno doado pode alimentar até dez recém-nascidos por dia. Dependendo do peso do prematuro, 1 ml já é o suficiente para nutri-lo cada vez em que ele for alimentado.

• Bebês que estão internados e não podem ser amamentados pelas próprias mães têm a chance de receber os benefícios do leite materno com a doação. Com ele, a criança se desenvolve com saúde, tem mais chances de recuperação e fica protegida de infecções, diarreias e alergias.

Botão Voltar ao topo