DestaqueRio Grande do Sul

Interior de Santa Maria do Herval tem fábrica de chocolates

A família de Cristiane Olbermann nunca saiu da localidade de Alto Morro dos Bugres, interior de Santa Maria do Herval, e é lá, no meio rural, que está a base da agroindústria que se transformou em uma fábrica de chocolates. Cristiane é filha de Claudete e Ildomar Olbermann, que são agricultores, e dá o nome à empresa. Mas a história dos chocolates começou há muito tempo.

Claudete, mãe de Cristiane, é fundadora do clube de mães da localidade e a família sempre se dedicou à agricultura. Como forma de complementar a renda, ela fazia bolos e cucas para vender nas feiras e no varejo e, dia a dia, o número de pedidos foi aumentando. Um certo dia, enquanto a produtora fazia compras com uma amiga em uma distribuidora de doces, resolveu comprar cinco quilos de chocolate e uma forminha, para enfeitar seus bolos. “Quando ela chegou em casa, fizemos umas amostras para ver como seus bolos iriam ficar. Ao ver os produtos, meu marido, que trabalhava em outra empresa, percebendo o potencial do que ela tinha feito, teve então a ideia de comercializar”, conta Cristiane.

O marido de Cristiane levou algumas amostras de chocolate e já na primeira saída para vender, voltou com mais de 400 encomendas. “Foi muito bom e ao mesmo tempo desesperador, pois tínhamos somente uma forma que minha mãe tinha comprado. Mas, fomos atrás e conseguimos, e dessa forma percebemos que aquilo poderia ir muito além”, avalia a produtora.

Para estruturar a agroindústria, a família contou com a ajuda da Emater/RS-Ascar, que já acompanhava a trajetória da família de longa data. Segundo a extensionista da Emater/RS-Ascar em Santa Maria do Herval, Deize Wickert, foram encaminhados projetos e obtidos financiamentos para que a família conseguisse comprar equipamentos e utensílios para a agroindústria, que depois se tornou empresa.

A Chocolates Cristiane já têm 14 anos de história e tem como foco chocolates personalizados, que trazem como diferenciais chocolates sem glúten e zero açúcar, atendendo às necessidades dos clientes. Atualmente, a marca é conhecida não só na região, mas em todo o Estado, e integra a Rota Turística do Tewald. Portanto, é possível conhecer a empresa, passear em Santa Maria do Herval e ainda comprar as delícias feita por esta família do meio rural.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo