Dentro das ações de combate ao Coronavírus em Bento Gonçalves, a ampliação de leitos foi uma das ações essenciais dentro do planejamento da Adminsitração Municipal. Na próxima semana serão entregues os 40 leitos de isolamento junto ao Complexo Hospitalar para receber pacientes diagnosticados com a COVID-19 A obra foi possível graças a uma parceria entre a Prefeitura de Bento Gonçalves e sociedade Civil representada pelo Centro da Indústria e Comércio (CIC-BG), e ASCON Vinhedos, várias entidades e voluntários.
As instalações começaram a ser construídas no dia 17 de março. “Lembro perfeitamente do primeiro dia, que montamos um tripé para execução desta obra. Onde quase instantaneamente pudemos captar recursos e doaçoes junto à empresas. E no transcorrer da obra muitas doações de materiais foram realizadas. Houve um engajamento solidário da sociedade e a obra está sendo concluída dentro do prazo de 30 dias”, destaca o Presidente da ASCON Vinhedos, Milton Milian.
O Prefeito Guilherme Pasin ressaltou que o trabalho permite uma condição da cidade enfrentar a situação. “A gente flexibilizou os setores da economia, porque agora podemos enfrentar de frente esse vírus. Aqui estão DNA, as mãos, o sangue e suor de muita gente que fez o melhor por nossa cidade. Quero agradecer todos que participaram desde a pintura simples, parte eletrica, até toda esta estrutura. Cada um de vocês é responsável por esta obra, que salvará vidas”.
Oito mini UTIs já foram entregues junto à UPA. Desde de janeiro, a Administração Municipal monitora a situação do novo Coronavírus na cidade. Foi criado o Comitê Municipal de Atenção à doença, que reúne Secretarias de Saúde, Educação, Vigilância Epidemiológica, Hospital Tacchini, Associação Médica de Bento Gonçalves e Unimed, que diariamente encaminham informações, com transparência, para população.