Geral

CNPq terá agrônomo como novo presidente

O agrônomo mineiro Evaldo Ferreira Vilela é o novo presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CPNq), agência vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Ele foi empossado na última segunda-feira, dia 20, em Brasília, em uma solenidade que teve a presença do presidente da Embrapa, Celso Moretti, representando a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Vilela exercia, desde 2015, a presidência da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), quando foi convidado pelo ministro Marcos Pontes, do MCTIC, para assumir o novo cargo no ministério, no lugar do pesquisador João Luiz Filgueiras de Azevedo.

“Para um pesquisador como eu, ser indicado para a presidência do CNPq é uma honra grande. Na ciência não se trabalha por dinheiro, mas, sim, pela colaboração coletiva, pelo prestígio, pela crença de que a ciência é fundamental para o desenvolvimento da sociedade. É uma militância apaixonada. Vou com a proposta de agregar a comunidade científica e lutar para o entendimento sobre a importância da ciência”, afirmou.

“Neste momento em que o MCTIC busca por parcerias entre as unidades de fomento no âmbito federal, no modelo de como são as fundações para a pesquisa no âmbito estadual, o conhecimento do doutor Vilela e a sua relação com as fundações de amparo à pesquisa de todos os estados será de grande auxílio para ampliarmos novas parcerias estratégicas nacionais”, disse Marcos Pontes durante a posse.

Quem é Evaldo Vilela

Formado em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa, Evaldo Ferreira Vilela é mestre em Entomologia pela Universidade de São Paulo (USP) e doutor em Ecologia pela Universidade de Southampton, Inglaterra. Realizou estágios de pós-doutoramento nas Universidades: da Califórnia-Berkeley (EUA), de Nuremberg-Erlangen (Alemanha) e Tsukuba, Japão.

Sua carreira científica se concentra nas áreas de agronomia, entomologia, feromônios e comportamento de insetos, controle biológico e ecologia química. Dentre os prêmios que recebeu, destacam-se o Grande Prêmio CAPES da Tese Johanna Döbereiner em ciências agrárias (2008) e o Prêmio Nacional de Ecologia Química Prof. José Tércio Barbosa da Sociedade Brasileira de Ecologia Química (2009

Foi presidente da Sociedade Entomológica do Brasil, da Sociedade Brasileira de Defesa Agropecuária e também membro da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio). Foi reitor da Universidade Federal de Viçosa – UFV (entre 2000 e 2004) e diretor da Fundação Arthur Bernardes – Funarbe (entre 1994 e 1999). Foi ainda secretário Adjunto de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais (no período de 2007 a 2014). É membro titular da Academia Brasileira de Ciências e, também, presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap).

O diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação, Paulo Sérgio Lacerda Beirão, assumirá interinamente a diretoria da Fapemig no lugar de Evaldo Vilela.

Botão Voltar ao topo