Geral

Mercado Público de Porto Alegre volta a receber artistas e expositores

Entidades sem fins lucrativos e instituições públicas poderão usar o espaço de forma gratuita

Nesta quinta-feira, 4, uma apresentação do músico Paulinho Parada e convidados, com repertório de samba, choro e MPB marcou a retomada das atrações culturais no Espaço de Eventos do Mercado Público de Porto Alegre. O prefeito Sebastião Melo e os secretários de Administração, André Barbosa, e de Cultura e Economia Criativa, Henry Ventura, visitaram o local.

A conclusão do serviço de revitalização realizado pela Secretaria de Administração e Patrimônio viabiliza a retomada de uma programação cultural no tradicional centro de compras e gastronomia de Porto Alegre.

A intervenção, iniciada no final de 2023, incluiu a instalação de duas paredes de drywall, colocação de um mural que apresenta a história do Mercado Público mais antigo do Brasil (inaugurado em 1869), reparos na iluminação do quadrante norte e a troca do quadro de luz. Os recursos investidos são oriundos de uma emenda parlamentar da Câmara de Vereadores e do Fundo de Patrimônio do Imobiliário (Fun-Patrimônio), totalizando uma despesa de R$ 91.216,78.

Entidades sem fins lucrativos e instituições públicas poderão usar o espaço de forma gratuita. Será cobrada uma taxa para a utilização com finalidade comercial, cujos valores serão revertidos para o Fundo do Mercado e aplicados em ações de melhorias e manutenção predial. Interessados em ocupar o local devem preencher o formulário de requerimento disponível no site do Escritório de Eventos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Smdet), conforme determina o Decreto 21.126/2021.

Atrações – Apresentações culturais, exposições e feiras de produtos e serviços que serão promovidas no espaço revitalizado somam-se às conhecidas atrações do Mercado Público. A programação será divulgada pela Associação dos Permissionários e estará disponível nas redes sociais da Secretaria de Administração e Patrimônio.

Botão Voltar ao topo