Cidades do RSGeralNotícias
Previsão do Tempo: POA e Vale do Sinos até as Eleições
Veja a previsão do tempo para a Região Metropolitana de POA e Vale do Sinos até o domingo de eleição. Alertas de chuva, risco de temporal e temperaturas.
O final de semana decisivo para as urnas no Rio Grande do Sul exige atenção redobrada dos eleitores da Região Metropolitana de Porto Alegre e do Vale dos Sinos. A aproximação de uma frente fria combinada com o fluxo de ar quente e úmido eleva os índices de instabilidade a partir desta quinta-feira, com pico previsto para a sexta-feira, antes de uma estabilização parcial no fim de semana.
Confira o prognóstico detalhado dia a dia para organizar seu deslocamento até o local de votação.
Quinta-feira: aumento de nebulosidade e pancadas isoladas
- Cenário: O dia amanhece com muitas nuvens e abafamento. O avanço da instabilidade a partir do interior gaúcho provoca chuvas isoladas entre a tarde e a noite.
- Temperaturas: Mínimas na casa dos 15°C e máximas que podem chegar aos 25°C.
- Atenção: Embora os focos de temporais mais severos se concentrem a oeste e ao centro do Estado nesta quinta, pancadas moderadas a fortes com trovoadas já podem atingir cidades do Vale do Sinos e da Grande Porto Alegre no fim do período.
Sexta-feira: dia crítico de alerta para temporais
- Cenário: É o período de maior monitoramento pelos órgãos meteorológicos e pela Defesa Civil estadual. A linha de instabilidade atinge diretamente a Região Metropolitana e os Vales, provocando chuva volumosa em curto espaço de tempo.
- Temperaturas: Variação amena, entre 17°C e 23°C, com sensação de abafamento pré-frontal seguida de ventos com rajadas.
- Riscos: Risco de rajadas de vento que podem superar 70 km/h, descargas elétricas frequentes e possibilidade de queda pontual de granizo. Em áreas urbanas com drenagem vulnerável, há risco de pontos de alagamento.
Sábado: frente fria se afasta e vento sul ingressa
- Cenário: A frente fria começa a se deslocar em direção a Santa Catarina, mas o sábado ainda registra céu encoberto e chuviscos remanescentes nas primeiras horas. Ao longo da tarde, a nebulosidade começa a diminuir e o sol tenta aparecer entre nuvens.
- Temperaturas: Entrada de ar mais fresco traz declínio térmico. Mínimas próximas a 14°C à noite e máximas que dificilmente passam de 21°C.
- Ventos: O vento vira para o quadrante Sul/Sudoeste, soprando moderado e auxiliando na dispersão das nuvens carregadas.

Domingo de Eleição: tempo firme e temperatura amena para votar
- Cenário: O domingo de votação será marcado pelo retorno da estabilidade. A presença de uma massa de ar mais seco garante predomínio de sol entre nuvens na Região Metropolitana e no Vale do Sinos, sem previsão de chuvas que interfiram na ida às urnas.
- Temperaturas: Manhã fria, com mínimas entre 12°C e 14°C, exigindo um agasalho leve nas primeiras horas de abertura dos colégios eleitorais. Durante a tarde, a temperatura sobe gradualmente, com máximas agradáveis em torno de 22°C a 24°C.
- Condição de vias e rios: Apesar do tempo seco no domingo, recomenda-se atenção ao nível de arroios e à bacia do Rio dos Sinos devido ao escoamento da chuva acumulada nos dias anteriores.
Recomendações da Defesa Civil
Em caso de temporais com granizo ou ventos fortes na sexta-feira:
- Não se abrigue debaixo de árvores ou estruturas metálicas frágeis.
- Evite transitar por vias alagadas.
- Em situações de emergência, ligue para a Defesa Civil (199) ou Corpo de Bombeiros (193).





