Foram divulgadas as datas da Campanha de Coleta Eletrônica do ano de 2020. Serão três coletas, ambas realizada no estacionamento do Centro de Atendimento ao Cidadão (Ceac), sendo – 25 de abril, 22 de agosto e 05 de dezembro – das 9h às 15h.
Nesta primeira edição a entrega será um pouco diferente. Para evitar aglomeração, a coleta será feita estilo Drive-Thru. Ou seja, você chega com o seu carro e o lixo eletrônico é retirado pelos funcionários da Ambe, empresa que gerencia os resíduos. Quem chegar a pé, será direcionado para manter o controle da fila.
O que pode ser descartado:
– Linha Verde: informática, computadores, notebooks, etc
– Linha Azul: Eletroportáteis, periféricos, eletrônicos diversos
– Linha Marrom: Equipamentos de áudio e vídeo, tubos de imagem, monitores, televisores
– Linha Branca: Freezers, geladeiras, fogões, máquinas de lavar, micro-ondas
O que não pode ser descartado nesta oportunidade também precisa ter um destino correto. Confira onde devem ser entregues os materiais que não são aceitos como lixo eletrônico:
Lâmpadas fluorescentes: Devem ser devolvidas às lojas onde foram compradas. Por conter material tóxico, as lâmpadas não devem ser quebradas, nem descartadas no lixo orgânico ou no seletivo.
Pilhas e Baterias de equipamentos eletrônicos: A exemplo das lâmpadas fluorescente, as pilhas devem ser devolvidas ao fabricante ou à loja em que foi realizada a compra. Além disso, o Sicredi mantém em sua agência – Rua Pinheiro Machado, nº 34, Centro – um ponto de coleta permanente de pilhas e baterias.
Tonner e cartuchos de impressora: Alguns fabricantes tem programas específicos de coleta de Cartuchos e Toner vazios. No momento da compra, certifique-se se a loja aceita o produto vazio.