Rio Grande do SulSaúde

Passo Fundo: Teleatendimento já atendeu mais de 1400 ligações

O serviço, desenvolvido pela Prefeitura e pela UPF, completou um mês no dia 23 de abril

O Serviço de Teleatendimento, desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Passo Fundo e pela Universidade de Passo Fundo (UPF), completou, nessa quinta-feira, dia 23 de abril, seu primeiro mês de atuação. Desde o primeiro dia, as cerca de 70 pessoas que integram a equipe, formada por professores, funcionários e estudantes da UPF, além de profissionais da rede de saúde do município, já atenderam a 1437 ligações de pessoas buscando esclarecer dúvidas sobre a Covid-19, apoio psicológico ou orientações após terem apresentado sintomas da doença. A média é de 80 a 100 ligações por dia para o serviço, que atua das 7h às 22h todos os dias semana e também atende via WhatsApp.

Entre as principais demandas atendidas pelo serviço neste primeiro mês de funcionamento, segundo a professora Me. Sandra Vanini, estão dúvidas sobre os sinais e sintomas, dúvidas sobre os decretos municipais, denúncias, informações sobre campanha de vacinação, orientações para trabalhadores de empresas e questões de saúde mental, como medo, preocupação, dificuldades de viver em isolamento e conflitos familiares. “A partir das primeiras ligações, o serviço de monitoramento entra em ação. Assim, os pacientes que já ligaram e manifestaram estar com algum sintoma são diariamente acompanhados pela equipe, com o intuito de ir acompanhando a evolução dos sintomas e a avaliação em caso de necessidade, de algum encaminhamento aos serviços de saúde”, explica a professora.

Ainda de acordo com Sandra, os casos de monitoramento são hoje a principal demanda do serviço. “Este é um importante serviço à comunidade do município, que pode ficar em casa e ainda manter contato com equipe multiprofissional de saúde, saindo somente quando for necessária consulta in loco”, comenta. Atualmente, a equipe do teleatendimento está monitorando os casos atendidos pela equipe de saúde do CAIS Petrópolis, unidade de saúde de referência para os casos suspeitos de Covid-19 no município.

Atendimentos

– Total de atendimentos: 1437
– Primeira ligação (pessoas que ligam para dúvidas): 459
– Monitoramento de casos (ligações realizadas pela equipe para pessoas com sintomas): 978
– Média de ligações diárias: 80 a 100

Como funciona o teleatendimento

O Serviço de Teleatendimento funciona diariamente, das 7h às 22h. A equipe multidisciplinar é formada por professores, estudantes e funcionários da UPF de diferentes áreas da saúde, como Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, Farmácia e Psicologia, além de profissionais da Secretaria de Saúde de Passo Fundo. A população tem à disposição os seguintes números para contato: 54 3316-8595; 9 96995595; 9 96987833; 9 99170714; 9 96797315; e 9 96676279. Além de ligações, os números de celular também estarão disponíveis no Whatsapp para esclarecer dúvidas, prestar orientações, apoio psicológico e atender a outras questões relacionadas à pandemia de Covid-19 por meio de mensagem.

Quando você pode ligar para o Serviço de Teleatendimento

  • Se você tem dúvidas sobre sinais e sintomas da Covid-19;
  • Se você não sabe qual local procurar para atendimento em casos de sintomas da Covid-19;
  • Se está ansioso ou nervoso por ter que permanecer em casa devido a Covid-19;
  • Se está com medo;
  • Se precisa acompanhamento diário por telefone;
  • Se está preocupado com cuidados de prevenção para o enfrentamento da Covid-19;
  • Se você tem funcionários e quer proporcionar um apoio neste momento, ou precisa de orientações para os mesmos;
  • Se é profissional da saúde e precisa tirar dúvidas ou expressar seus sentimentos frente à pandemia da Covid-19;
  • Se tem dúvidas sobre isolamento ou medidas que devem ser adotadas para limpeza em relação a Covid-19;
  • Se tem dúvidas de como você pode contrair o vírus.
Botão Voltar ao topo