Pelotas segue na campanha de vacinação contra o vírus da gripe, agora com nova meta. O sexto lote da vacina contra o vírus Influenza (gripe), enviado pelo Ministério da Saúde, correspondente à Campanha Nacional de Vacinação, que teve início em março, começou a ser aplicado na população de Pelotas nesta sexta-feira (24). Nesta etapa, a proposta é imunizar os trabalhadores das áreas de transportes e segurança – inclusive agentes penitenciários e apenados, além de pessoas com doenças crônicas. Idosos e profissionais da saúde, que ainda não receberam a dose, também podem procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), para receber a imunização.
Conforme a chefe da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde (Vigiep/SMS), Carmem Veiga, todas as UBSs foram abastecidas com a nova remessa de vacinas. “Nesta etapa, algumas doses foram encaminhadas, também, para locais onde há trabalhadores da área da segurança, como o quartel da Brigada Militar, além de serem destinadas aos presos do Presídio Regional de Pelotas”, explica.
No Centro de Especialidades, unidade referência para vacinação, os agentes de segurança, motoristas e pessoas com doenças crônicas somaram-se como maioria do público em busca da imunização contra a gripe. ” Tivemos uma redução expressiva no número de idosos, e estamos registrando um movimento mais intenso de pessoas que fazem parte desta nova etapa da campanha- conforme determina o cronograma”, informou a enfermeira-chefe da unidade, Fátima Soares.
Números da vacinação local
Até agora, conforme levantamento parcial feito pela Vigilância Epidemiológica, 50.990 pessoas, cerca de 52% pertencentes ao público-alvo da primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação, já receberam a imunização em Pelotas. Desse total, 38.574 são idosos – o que representa 77, 2% da meta proposta para vacinar este público. A imunização dos profissionais da área da saúde alcançou 65,6%, correspondendo a 12.416 vacinados.
A Campanha de Vacinação contra Influenza continua até o dia 23 de maio. No dia 9 de maio, será realizado o Dia D, com abertura da vacinação para todos os grupos previstos.
Conheça os resultados parciais da Campanha Nacional de Vacinação em Pelotas
Idosos – 38.574 (77,2% da faixa acima de 60 anos)
Trabalhadores na saúde – 12.416 (65,6%)
Doentes crônicos – 1.469 doses aplicadas, distribuídas entre os seguintes públicos:
- • Doenças respiratórias crônicas – 863
- • Cardíaca – 634
- • Renal – 40
- • Hepática – 20
- • Neurológica – 59
- • Diabetes – 373
- • Obesidade – 18
- • Imunossupressão – 108
- • Transplantado – 8
- • Trissomia – 12
As demais categorias imunizadas são: policiais militares (1.414), caminhoneiros (105), trabalhadores no transporte coletivo (118), e portuários (88).