Está em prática mais uma importante ferramenta no processo de prevenção e combate ao novo coronavírus em Novo Hamburgo. A fim de manter o cumprimento do decreto que dispõe, entre outras, das determinações sobre isolamento social e funcionamento do comércio de maneira restrita, a Central de Fiscalização Temporária tem equipes a percorrer as ruas da cidade para orientar e, dependendo do caso, notificar e até mesmo fechar estabelecimentos que estejam em desacordo com as medidas apontadas pelo decreto. As equipes estão repassando a comerciantes e população orientação sobre o uso de máscaras e o distanciamento em filas também. Neste contexto, a proposta principal é o trabalho educativo, de orientação, pois são muitas as dúvidas em relação ao que se pode ou não fazer.
Coordenada pelo secretário municipal de Meio Ambiente, Udo Sarlet, a central executou há alguns dias, o fechamento de um bar que estava aberto, recebendo clientes e mantendo serviços normalmente. “Não pode, não é permitido e não vamos tolerar”, afirma o coordenador-geral da Central de Fiscalização. Ele afirma que, o intuito maior é o de trabalhar com a educação, com a informação antes de notificação, mas que, infelizmente, há tentativas de driblar a fiscalização e a ação da Central com informações erradas a respeito dos estabelecimentos. “Isso nos entristece, porque muitas vezes isso parte dos próprios donos. Mas estamos de olho, bares e pubs não podem funcionar, e restaurantes somente até às 17h, depois disso somente serviços de tele-entrega e pegue-leve”, observa.
Na última semana, as ações de orientação foram intensificadas em academias de ginástica da cidade. Nesse aspecto, de acordo com Sarlet, houve uma confusão no entendimento do que está ou não permitido. “O Conselho Regional de Educação Física, CREF-RS, elaboro um material muito bom sobre ações e procedimentos em academias, mas acontece que estas orientações são válidas para quando a pandemia acabar e as coisas voltarem ao normal, o que ainda não sabemos quando vai acontecer”, diz ele, ao ressaltar que o equívoco se deu a partir do momento em que os responsáveis pelas academias passaram a adotar imediatamente essas orientações, abrindo suas portas. Hoje, no que se refere a academias, é permitido o atendimento individual, um cliente por vez, com uma forte atenção à higienização dos equipamentos, já que o novo coronavírus pode resistir nos metais por muitos dias.
Outro aspecto destacado por ele é o funcionamento do comércio, em que da mesma forma, o atendimento deve acontecer de forma individual, com portas fechadas. “E não é autorizado o uso de provadores, clientes não podem experimentar as roupas ou peças que estejam comprando, para evitar o possível contágio”, reitera Sarlet.
Para denúncias a respeito do descumprimento das medidas, a Prefeitura coloca à disposição da comunidade os telefones 3097-9400, da Ouvidoria, que atende de segunda a sexta-feira entre 12h e 18h, e o WhatsApp 51 99880-1095.