A força-tarefa da prefeitura de São Leopoldo formada pela Vigilância em Saúde, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Tecnológico (Sedettec) e Guarda Civil Municipal, interditou hoje (29) cautelarmente por tempo indeterminado o Supermercado Rissul, na divisa dos bairros São José e Rio Branco. Foram constatados três casos de coronavírus associados ao estabelecimento; dois funcionários e um familiar de um colaborador. Mais seis casos, ainda em análise, podem estar ligados ao supermercado.
O local permanecerá fechado até que a empresa monte um plano de sanitização realizado por terceirizada e elabore um plano de contingência que defina como a loja voltará a funcionar garantindo a segurança e a saúde de funcionários e clientes.
Os funcionários do estabelecimento foram orientados a permanecer em isolamento domiciliar. A Vigilância em Saúde está em contato com todos os colaboradores para identificar a presença de sintomas e agendar testes para Covid-19. “Nos mercados é que se percebe o maior número de pessoas. Amanhã será apresentada uma normativa que endurece as regras de sanitização e circulação nos mercados de São Leopoldo”, ressaltou o secretário da Saúde Ricardo Charão.
Cuidados que os clientes devem ter
As orientações são as mesmas para qualquer cidadão que são manter atenção com normas de higiene e isolamento. Quem apresentar qualquer sintoma, deve procurar uma unidade básica de saúde (UBS) mais próxima. Todas as UBS coletam exames de quem apresenta sintomas.