NotíciasRio Grande do Sul

Surto de contaminação por Covid-19 é detectado em São Leopoldo

14 casos confirmados na manhã desta sexta-feira entre moradores da cidade que são funcionários de frigoríficos da serra gaúcha

O trabalho de ampliação da testagem da população detectou mais um importante foco de contaminação do coronavírus em São Leopoldo; 14 casos foram confirmados na manhã desta sexta-feira, 1º de maio, de moradores da cidade que trabalham nos frigoríficos Nicolini e JBS, em Garibaldi, na serra gaúcha. Mais de 100 leopoldenses trabalham nas duas empresas e todos estão sendo contatados para a realização de exame. Duas equipes da Secretaria da Saúde estão trabalhando nesta sexta-feira contatando os trabalhadores, agendando e realizando os exames . Com a apuração, até o momento são 72 casos confirmados. O dado aponta que dos 72 casos positivos, 26 deles, 36% , tem como fonte de contaminação o local de trabalho fora de São Leopoldo.

Preocupada com a situação, a Prefeitura tomará medidas enérgicas e imediatas; um alerta urgente para a Prefeitura de Garibaldi com relação ao surto no empreendimento, solicitando providências e também a formalização ao Ministério Público do Trabalho para averiguação das condições sanitárias e epidemiológica dos empregados.

O aumento também se deve ao número de testagem que a Secretaria da Saúde vem aplicando na população como medida definida da prefeitura de São Leopoldo no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus, as ações dão conta de um processo de rastreabilidade dos casos e busca-ativa entre os casos positivos.

Para o secretário de Saúde, Ricardo Charão, a população precisa entender a gravidade da situação “Tratamos a situação do coronavírus com muita seriedade e com ações efetivas. Quanto mais testes são realizados, mais informações teremos em mãos para agir”, destacou Charão.

Casos positivos por bairro de São Leopoldo
Jardim América 07
Campina 08
Vicentina 05
Santos Dumont 06
Arroio da Manteiga 08
Centro 04
Cristo Rei 02
Santa Tereza 02
Feitoria 05
Fazenda São Borja 02
São Miguel 02
Rio dos Sinos 01
Campestre 01
Morro do Espelho 01
Scharlau 03
Santa Marta 01
Rio Branco 01
Funcionários dos frigoríficos Nicolini e JBS, de Garibaldi, RS 14
TOTAL 72
Botão Voltar ao topo