GastronomiaRio Grande do Sul

De Roos, marca premiada, chega ao RS com Bikse Tripel

Cerveja Holandesa começa a ser produzida no Rio Grande do Sul

A tradição de dez gerações de uma família holandesa está pronta para cair nas graças dos gaúchos. Produzida desde 1877, a cerveja da marca Bierbrouwerij De Roos chegou ao mercado nesta segunda-feira, 27 de abril, com o estilo Tripel, bebida destacada pela cor dourada aliada aos aromas frutados e a suavidade maltada. Foi trazida ao Brasil por Ties de Leijer, consultor de sustentabilidade e empreendedor disposto a apresentar a receita familiar centenária aos brasileiros, em parceria com o engenheiro civil e empreendedor Matheus Moraes Ramos Andrade.

Bikse Tripel, produzida pela De Roos, significa uma cerveja do tipo Tripel produzida na região de Hilvarenbeek. No dialeto do sul da Holanda, algo ou alguém da região de Hilvarenbeek chama-se Bikse. Portanto, a cerveja Tripel produzida nesta região é chamada de Bikse Tripel. O primeiro lote da produção pode ser reservado no site da marca. A projeção é de que a comercialização ocorra nos principais bares e lojas especializadas da Capital e do Estado até o final de 2020.

“Porto Alegre tem ampla variedade de cervejas, mas trazemos um sabor único que equilibra a história de uma marca premiada e agora conectada com a produção local”, afirma De Leijer, que reside no Rio Grande do Sul, mas mantém vínculos com a sede original da Bierbrouwerij De Roos, criada e cultivada por sua família há dez gerações e única cervejaria autêntica de aldeia da Holanda, e que engloba um museu e salas de degustação, além de pub.

Ties reside no Brasil há quase dois anos e é filho de Harrie de Leijer, membro da direção da fundação Bierbrouwerij De Roos, um complexo que tem por objetivo resgatar a memória da cervejaria da família, além de oportunizar a degustação da bebida produzida no local, incentivando a manutenção da tradição da cerveja. No Rio Grande do Sul, a amizade com Matheus e o contato com a cultura local de expansão das micro e pequenas cervejarias fez com que Ties vislumbrasse o potencial de perpetuar a história única da família.

Sobre a Bierbrouwerij De Roos

Bierbrouwerij De Roos é uma autêntica cervejaria holandesa, fundada em 1877 pela família De Leijer na cidade de Hilvarenbeek, no sul do País e inclui também um museu, que funciona com mais de 100 voluntários e é aberto ao público para conhecer a história da produção da bebida e conta também com pub e salas de degustação.

A cerveja produzida é distribuída em todo o país europeu e já recebeu diversos prêmios, incluindo o título de melhor cerveja Tripel da região sul da Holanda, concedido por um júri especializado no festival da cerveja pROOSt, em 2015. Em 2019, a décima geração da família trouxe a receita original da cerveja Bikse Tripel para produção em solo brasileiro, no Rio Grande do Sul, em uma parceria entre Ties de Leijer e Matheus Andrade.

Botão Voltar ao topo