Natura ensina passo a passo de automassagem para relaxar
Para relaxar no final do dia, uma boa dica é realizar um ritual de autocuidado focado nessas regiões do corpo? O momento pós-banho, quando já estamos mais relaxados, pode ser ideal para isso. Os benefícios da automassagem vão além do físico: a prática também aumenta o bem-estar. Veja abaixo a sugestão de ritual da Natura para fazer em casa:
1. Comece o banho limpando a pele com o Sabonete em Barra Puro Vegetal Cereja e Avelã, de Natura Tododia. Tire proveito da fragrância, respire profundamente e dê início ao relaxamento.
2. Na sequência, esfolie bem a pele do corpo com movimentos circulares. O Óleo Esfoliante Andiroba, da Natura Ekos, ajuda a remover as células mortas e deixa a pele pronta para a hidratação. Enxágue bem.
3. Após o banho, sente-se de maneira confortável na cama ou em uma cadeira com os dois pés paralelos apoiados no chão, respeitando o alinhamento da coluna. Aproveite esse momento para fazer uma respiração profunda – se possível, repita três vezes. Isso ajuda a trazer atenção plena para o momento presente.
4. Espalhe bem o Gel Creme Desodorante para Pernas e Pés Andiroba, de Natura Ekos, na região abaixo do joelho.
5. Com as duas mãos, envolva a perna e faça movimentos de deslizamento contínuo, pressionando levemente, subindo do tornozelo até o quadril. Repita até a absorção total do produto.
6. Agora, cruze uma das pernas sobre a outra, de modo que o pé fique apoiado sobre o joelho oposto, formando um ângulo de 90 graus.
7. Espalhe novamente o produto para massagem na batata da perna e faça movimentos de vai e vem, do joelho ao tornozelo, aplicando leve pressão.
8. Com as pontas dos dedos das duas mãos – no espaço entre o músculo da batata e o osso da canela -, pressione para relaxar.
9. Hora dos pés! Deposite uma dose do mesmo produto nas mãos, espalhe bem e distribua uniformemente no pé que está apoiado sobre o joelho.
10. Coloque, então, os dedos da mão oposta entre os dedos do pé, entrelaçando-os.
11. Com a mão, gire o pé com movimentos circulares e amplos, articulando generosamente o tornozelo para fora (4 vezes) e para dentro (4 vezes).
12. Com os polegares, pressione toda a planta do pé. Se algum ponto estiver dolorido, massageie a região por mais tempo.
13. Ao terminar, volte esse pé para o chão e repita a mesma sequência de movimentos na outra perna e no outro pé.
Dica extra: Assim que terminar, fique cinco minutos com as pernas para cima. Para ajudar, deite-se no chão e as apoie na parede. Isso ativa a circulação e reduz ainda mais a sensação de cansaço.