NotíciasRio Grande do Sul

Novo Hamburgo: Praça do Imigrante começa a ser monitorada por câmeras

A partir de agora, a Praça do Imigrante começará a ser monitorada por câmeras. O processo de instalação dos equipamentos no antigo receptivo turístico foi concluído nesta semana e as imagens já são recebidas na Secretaria de Segurança, seguindo o mesmo modelo utilizado na rede de ensino municipal.

Essa é a primeira parte de um projeto que prevê o monitoramento total do espaço. Na segunda fase, o monitoramento será estendido à região das bancas. O investimento da Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo (PMNH), até o momento, é de R$ 11,1 mil. Foram instaladas 12 câmeras ao longo do receptivo (partes interna e externa), sendo uma delas do modelo speed dome, que capta imagens em 360º. Elas serão monitoradas em três locais: na sede da empresa responsável pelo sistema de monitoramento de prédios públicos municipais, na Secretaria de Segurança e no Centro de Comando e Controle da Guarda Municipal de Novo Hamburgo (GM).

O monitoramento da praça é considerado fundamental em virtude da grande circulação de pessoas e do investimento feito pela PMNH para a revitalização do espaço, dentro do escopo do Programa de Desenvolvimento Municipal Integrado (PDMI). “As câmeras auxiliarão no combate a furtos e roubos de veículos e pedestres, furtos e roubos ao comércio e no combate ao vandalismo, melhorando a nossa capacidade de pronta resposta e garantindo a materialidade da prova, em caso de prisão em flagrante efetuada pela GM”, destaca o secretário de Segurança, Roberto Jungthon.

Botão Voltar ao topo