A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM), informa que as equipes da Fiscalização de Trânsito têm dado seguimento às vistorias nos ônibus do Transporte Coletivo Urbano. A ação objetiva a redução do excesso de usuários dentro dos veículos da concessionária Visate, adequando-se ao texto do Decreto nº 20.855. A fiscalização é contínua em diversas linhas do município e acontece diariamente para evitar o risco de contágio por coronavírus.
Na quarta-feira (13/05), os servidores da SMTTM fiscalizaram 15 linhas. Apenas na Linha 51 – Vila Lobos, no horário das 18h15, houve excesso de passageiros. A orientação atual é para que usuários permaneçam sentados nos veículos. Além disso, em ônibus com dois eixos (simples) são permitidos até 10 passageiros em pé. Nos ônibus articulados, a limitação sobe para 15 usuários. No ônibus Vila Lobos, os 38 assentos estavam ocupados e haviam 11 passageiros em pé, portanto, configurando um excesso de uma pessoa na lotação máxima permitida.
Nos casos em que a Fiscalização de Trânsito flagra excesso de passageiros em pé, a concessionária é informada para que providencie maior capacidade de assentos, seja em número de ônibus na linha ou na substituição dos mesmos por ônibus articulados. Conforme o Secretário de Trânsito, Alfonso Willenbring Júnior, a fiscalização com servidores dentro dos ônibus em vários horários ao longo do dia é válida, pois retrata a dimensão da capacidade do Transporte Coletivo Urbano em tempo real. A medida também permite encontrar problemas pontuais e resolvê-los rapidamente.
Veja abaixo as linhas que foram fiscalizadas nesta quarta-feira:
- L04 – Cruzeiro
- L08 – Medianeira
- L12 – Aeroporto
- L17 – Bela Vista
- L25 – Galópolis
- L42 – Planalto
- L43 – Santa Corona
- L46 – Vila Leon
- L51 – Vila Lobos
- L66 – Vitória
- L73 – Coletora Leste
- L74 – Coletora Sul
- L83 – Campos da Serra
- L94 – Vêneto
- L97 – Vila Mari