NotíciasRio Grande do Sul

Vistorias aos asilos de São Leopoldo previnem a Covid-19

A Vigilância em Saúde de São Leopoldo segue com monitoramento das Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs) em relação à Covid-19. Nesta semana, a força-tarefa retomou as vistorias para notificar os lares sobre a elaboração de um plano de contingência que contemple: adequação estrutural, processos de trabalho, identificação de forma sistemática do monitoramento da saúde dos residentes e funcionários, além de condutas para os visitantes, que poderá ser solicitado a qualquer momento pelos órgãos de fiscalização, tanto Estadual como Municipais.

Os asilos tem 7 dias para apresentar respostas a partir da data da notificação. “Nós temos observado com atenção as instituições na cidade orientando ações e cobrando suas realizações”, destacou o coordenador da Vigilância Sanitária André Ellwanger, órgão vinculado à Secretaria da Saúde.

A cidade conta com 23 asilos cadastrados. O trabalho é permanente: todos eles foram visitados no início do mês, e agora novamente, para recomendações de controle e prevenção ao Covid-19. Nenhum caso foi detectado nessas instituições até o momento. A partir da próxima segunda-feira (18), a Vigilância fará a mesma verificação em comunidades terapêuticas.

A orientação é que, diante de qualquer sintoma respiratório, os idosos sejam encaminhados imediatamente para atendimento médico em serviço de saúde hospitalar ou de pronto atendimento. Além disso, os casos devem ser comunicados à Vigilância em Saúde. “Funcionários com sintomas devem se afastar e procurar auxílio médico, sem a necessidade de se apresentar no estabelecimento. Visitantes com sintomas também devem evitar contato. Repassamos constantemente todos os protocolos de higiene, prevenção e formas de proceder em caso de sintomas”, acrescentou o coordenador da Vigilância em Saúde, Maurício Prass.

Botão Voltar ao topo