Caxias: Secretaria de Trânsito fiscaliza 27 linhas do Transporte Coletivo

Em apenas uma delas tinha excesso de passageiros

A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM), informa que as equipes da Fiscalização de Trânsito têm dado seguimento às vistorias nos ônibus do Transporte Coletivo Urbano. A ação objetiva a redução do excesso de usuários dentro dos veículos da concessionária Visate, adequando-se ao texto do Decreto nº 20.855. A fiscalização é contínua em diversas linhas do município e acontece diariamente para evitar o risco de contágio por coronavírus.

Na sexta-feira (15/05), os servidores da SMTTM fiscalizaram oito linhas, sem que fosse encontrado qualquer excesso no número de usuários. No sábado (16/05), 19 linhas foram vistoriadas. O excesso foi observado na Linha Troncal 01, às 8h47, quando haviam 18 passageiros em pé no ônibus, quando o limite determinado por decreto é de 10 usuários. A orientação é para que passageiros permaneçam sentados nos veículos. Em ônibus com dois eixos (simples) são permitidos 10 usuários em pé. Nos ônibus articulados, o limite aumenta para 15 pessoas.

Nos casos em que a Fiscalização de Trânsito flagra excesso de passageiros em pé, a concessionária é informada para que ofereça maior capacidade de assentos disponíveis, seja em número de veículos na linha ou na substituição deles por ônibus articulados.

Para Alfonso Willenbring Júnior, Secretário de Trânsito, a ação de fiscalizar a capacidade do Transporte Coletivo Urbano com servidores dentro dos ônibus permite maior rapidez para resolver problemas pontuais. Salienta também que o trabalho irá permanecer diariamente para evitar novos excessos de usuários nos ônibus.

Veja abaixo as linhas que foram fiscalizadas na sexta-feira e no sábado:

Sexta-feira:

Sábado:

Sair da versão mobile