NotíciasRio Grande do SulSaúde

Dia da Luta Antimanicomial reforça importância da Saúde Mental, em Pelotas

Ações de conscientização foram suspensas por conta da pandemia, mas atendimentos nos CAPS seguem

O Dia Nacional da Luta Antimanicomial, comemorado em 18 de maio, costuma ser marcado por ações de conscientização promovidas pelo Departamento de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), com panfletagem, conversas e atividades lúdicas e culturais, no Centro de Pelotas. Por conta da pandemia do novo coronavírus, as comemorações deste ano foram suspensas, para evitar aglomerações e preservar os servidores e usuários da rede de Saúde Mental do município. Os atendimentos nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) seguem, com preferência por contatos telefônicos.

“A luta antimanicomial foi o início de tudo para a área da Saúde Mental, representa a defesa de um atendimento humanizado, focado no indivíduo”, conta a coordenadora do Departamento de Saúde Mental, Marcia dos Santos da Rosa.
A luta antimanicomial consiste na defesa do atendimento humanizado, na liberdade das pessoas com doenças mentais de viverem em comunidade, e fortalecerem vínculos sociais, como contraponto ao tratamento baseado no isolamento dos indivíduos em instituições psiquiátricas. “É um tema que precisa ser debatido pela sociedade, pela sua importância para a saúde pública e defesa dos direitos das pessoas com transtornos mentais”, defende Marcia.

Onde buscar atendimento?

O atendimento em Saúde Mental pode ser acessado nos CAPS do município. A preferência é pelo contato por telefone, para se evitar aglomerações, restringindo as idas às sedes dos CAPS para agendamentos e casos de urgência. Oficinas e atividades em grupo estão suspensas, temporariamente, para manter os cuidados preventivos à Covid-19.

Confira os endereços:

CAPS AD III (Álcool e Outras Drogas)
O CAPS AD III atende pacientes com problemas relacionados ao uso de álcool e/ou outras drogas. Mantém plantão na Praça José Bonifácio, nº 1 (praça da Catedral Metropolitana), das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira, com prioridade para atendimento de crises. O local possui leitos de observação e acolhimento noturno. Telefone: 3222-3350

CAPSi Canguru
O CAPSi Canguru é voltado ao cuidado de crianças e adolescentes com sofrimento mental grave e mantém plantão de acolhimento das 8h às 18h. Fica na rua Andrade Neves, nº 1229. Telefone: 3222-6290

CAPS II

O CAPS II presta atendimento para pessoas com sofrimento mental grave. O plantão de acolhimento é das 8h às 18h. São 6 unidades em Pelotas, nos seguintes endereços:

*CAPS Baronesa, avenida Ferreira Viana, nº 1091. Telefone: 3272-1030

*CAPS Castelo, rua Lobo da Costa, nº 1959. Telefone: 3227-6465

*CAPS Escola, rua Félix da Cunha, nº 451. Telefone: 3229-2923

*CAPS Fragata, avenida Duque de Caxias, nº 342. Telefone: 3281-1081

*CAPS Porto, rua Félix da Cunha, nº 457. Telefone: 3278-2068

*CAPS Zona Norte, avenida Fernando Osório, nº 5615. Telefone: 3273–6301.

Botão Voltar ao topo