Porto Alegre

No Dia Mundial do Leite Humano Santa Casa alerta para o baixo estoque durante a pandemia

Banco de Leite Humano da Santa Casa é referência brasileira e irá representar a Região Sul em comissões nacional e ibero-americana

O Dia Mundial do Leite Humano, celebrado em 19 de maio, visa sensibilizar a sociedade para a importância da doação de leite humano, bem como para incentivar a proteção e promoção do aleitamento materno.

O Banco de Leite Humano da Santa Casa, é um lugar de apoio, incentivo e estímulo ao aleitamento materno. Além de auxiliar as mães a amamentarem, realiza a coleta, armazenamento e processamento do leite coletado. O local é aberto a toda comunidade: qualquer mulher que esteja amamentando e que precisa ajuda neste processo ou que deseja doar seu excedente de leite pode procurar o banco. Além disto, o espaço destina leite materno aos bebês internados na neonatologia, cujas mães não produzem leite em quantidade suficiente ou não poderão amamentá-los, sendo a maioria destes bebês prematuros. Para atender esta demanda, o estoque ideal do Banco de Leite da Santa Casa deveria ser de 13 litros, entretanto, desde o início da pandemia provocada pela covid-19, o estoque reduziu-se para menos de seis litros.

Reconhecimento

O Banco de Leite Humano da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre foi convidado pela Rede Global de Bancos de Leite para integrar a Comissão Ibero-americana de Bancos de Leite Humano e ser representante da Região Sul na Comissão Nacional de Bancos de Leite Humano.

Com isto, a instituição participará das reuniões com as redes dos países das Américas do Sul, Central e do Norte, que têm por objetivo auxiliar na implantação técnica do modelo brasileiro e compartilhar conhecimento e pesquisa. Já pela Comissão Nacional, a Santa Casa irá representar o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná na apresentação dos resultados, desenvolvimento técnico e científico. O convite foi recebido pela instituição no final do mês de abril pela coordenação da Rede Global, por João Aprígio, referência brasileira em bancos de leite humano.

Como doar

Interessadas em doar leite e conhecer mais sobre a atuação do Banco de Leite Humano da Santa Casa podem ligar para o telefone 51 3214-8284 ou acessar https://www.santacasa.org.br/pagina/doacao-de-leite-humano.

Botão Voltar ao topo