NotíciasRio Grande do Sul

Novo Hamburgo divulga plano de ações para o setor artístico-cultural

Secretaria da Cultura do Município buscando o enfrentamento da crise gerada pela pandemia

O Município de Novo Hamburgo anuncia conjunto de ações que visam manter ativo o setor cultural de Novo Hamburgo durante a pandemia da Covid-19. Medidas desenvolvidas pela Secretaria da Cultura de Novo Hamburgo (SECULT) e Conselho Municipal de Política Cultural, juntamente com a Diretoria de Compras e Licitações (DCL) e a Procuradoria-Geral do Município (PGM), podem servir de referência no meio cultural. A iniciativa será viabilizada com recursos do Fundo Municipal da Cultura.

Na última segunda-feira, dia 11 de maio, em reunião ordinária do Conselho Municipal de Política Cultural, feita em meio virtual, o secretário municipal da Cultura, Ralfe Cardoso, apresentou as medidas emergenciais ao colegiado e por unanimidade foram aprovadas. “É diante do medo e da incerteza desse período, que a arte ressurge, se reinventa e mostra que ela é elo principal para diminuir o distanciamento e aproximar comunidade e cadeia produtiva. Marco importante para cultura da cidade, os projetos beneficiarão 110 artistas e agentes culturais de Novo Hamburgo”, afirma Ralfe.

Nesta segunda-feira, dia 18, a Prefeitura Municipal disponibiliza dois Editais de Chamamento Público: Edital de Conteúdos Digitais e Edital de Assessoria para Elaboração de Projetos. Regulamento e informações sobre inscrições que podem ser acessados por meio do link (clique aqui).

Para além dos dois Editais, segue a arrecadação e distribuição de cestas básicas para agentes culturais locais. Também está sendo concluída uma parceria importante para que nos próximos dias, apresentações presenciais sejam levadas para moradores de edifícios residenciais de todas as regiões da cidade. Será outra medida que proporcionará renda aos artistas hamburguenses por meio dos pagamentos de cachês.

Mais Informações sobre os editais, poderão ser obtidas junto à SECULT, pelo e-mail editaisculturais@novohamburgo.rs.gov.br

Confira um pouco sobre as ações culturais emergenciais lançadas:

EDITAL DE CONTEÚDOS DIGITAIS

Ao todo, 50 profissionais do setor artístico-cultural serão contratados para a produção de conteúdos a serem veiculados em plataformas digitais. O edital prevê a seleção dos artistas para duas apresentações de conteúdos inéditos, que devem ser realizados nos meses de junho e julho, com o pagamento de R$600,00 de cachê por mês, para cada profissional selecionado.

Edital completo em clique aqui.

EDITAL DE ASSESSORAMENTO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

O edital prevê a contratação de pessoas jurídicas do setor cultural, sediadas em Novo Hamburgo para prestar assessoramento aos agentes culturais do município. Os 10 profissionais contratados deverão auxiliar os profissionais da cultura interessados em submeter projetos culturais aos diferentes mecanismos de incentivo à cultura dos setores público ou privado. O pagamento também será de R$600,00 ao mês para os meses de junho e julho.

Edital completo em clique aqui.

SERVIÇO:

AÇÕES EMERGENCIAIS – Inscrições gratuitas
link: https://www.novohamburgo.rs.gov.br/secult/editais.

EDITAL DE CONTEÚDOS DIGITAIS
Prazo: 18 a 24 de maio de 2020

EDITAL DE ASSESSORAMENTO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Prazo: 18 a 24 de maio de 2020

Botão Voltar ao topo