Covid-19: Prefeitura de São Leopoldo interdita ITECÊ

A Prefeitura de São Leopoldo interditou por tempo indeterminado na tarde da terça-feira, 19 de maio, a indústria de equipamentos agrícolas ITECÊ, localizada no bairro Santo André, após constatar surto de coronavírus entre funcionários da empresa. A equipe do Centro de Monitoramento da Vigilância em Saúde, a partir do trabalho permanente de acompanhamento, identificou dois funcionários confirmados positivos para Covid-19 da empresa. Um terceiro caso ainda aguarda o resultado da análise. A medida está prevista no Decreto Municipal Nº 9.560, que determina que os casos confirmados devem ser informados à Secretaria de Saúde pelas empresas, e regulamenta o fechamento e medidas de reabertura de locais que apresentarem surto de contágio por Covid-19, sendo constatados dois ou mais casos, configura como surto, em havendo a relação de causalidade entre os testados positivos.

A ITECÊ, que não informou os casos à Secretaria de Saúde do município, permanecerá fechada até que realize todas as medidas do protocolo, como a testagem de funcionários e colaboradores, a sanitização dos ambientes por empresa especializada e apresente um plano de contingência que defina como a indústria voltará a funcionar garantindo a segurança e saúde de todos os funcionários.

Todos os trabalhadores serão contatados para a realização de testagem no Centro Municipal de Testagem para Casos de Surto, ainda nesta semana. Segundo o secretário de Saúde, Ricardo Charão “A medida da interdição demonstra o cuidado e toda a seriedade que estamos tratando a questão do coronavírus na cidade. A criação do decreto pelo Prefeito Vanazzi, de que todas as empresas em tendo casos positivos devam nos comunicar, faz parte dessa estratégia de controle do avanço da pandemia, somos uma das cidades que mais testam a população, conforme critérios técnicos e isso permite uma noção mais adequada da situação. Colocamos à disposição da empresa e seus colaboradores o nosso Centro de Testagem, que já conta com equipe estruturada para testar todos os 90 funcionários da empresa entre esta quinta-feira e sexta-feira”, informa o secretário Charão.

O Centro de Testagem do município fica localizado na rua Independência, 505, no Centro da cidade, mas só devem se dirigir ao local, aqueles agendados pelo serviço de saúde, demais pessoas que apresentarem sintomas devem procurar as unidades de saúde para coleta de material conforme protocolo.

A Prefeitura segue com a equipe de força-tarefa em permanente atuação, formada pela Vigilância em Saúde, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Tecnológico (Sedettec) e Guarda Civil Municipal.

Sair da versão mobile