Rio Grande do Sul

Bagé disponibiliza testes rápidos para funcionários do comércio local

A Prefeitura de Bagé, através da Secretaria de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência, iniciou ontem (20), a realização de testes rápidos para os trabalhadores do comércio municipal, um dos grupos mais expostos à transmissão do coronavírus. A medida foi decida entre o prefeito Divaldo Lara e o gestor da Saúde, Mário Mena Kalil.

Uma equipe da Saúde visitou os estabelecimentos convidando, dependendo do número de funcionários, no mínimo dois para que realizassem o teste que estava sendo aplicado no Instituto Municipal de Belas Artes (Imba). Esses testes utilizam amostras de sangue e o resultado pode ser verificado em até 20 minutos após a realização da testagem.

Divaldo explicou a ação: “Desde que apareceu o primeiro caso positivo da Covid-19 em nossa cidade, começamos a tomar diversas medidas para conter o avanço do contágio. Obtivemos êxito em todas ações e, hoje, iniciamos a testagem nos trabalhadores dos comércios que mantêm contato direto com o público e também estão na linha de frente no combate do vírus, por isso também entram na lista de prioridades”.

Já o secretário Mário Mena, ressaltou as diversas ações que o município está realizando: “Como a pesquisa com o auxílio da Unipampa, cuja segunda etapa inicia nesta quinta-feira, além dos testes rápidos como amostragem no comércio, o que desta forma otimiza os testes e nos auxilia conhecer a realidade da exposição ao vírus na cidade, e mais a vacinação que está sendo feita também auxilia e é mais um suporte como proteção à população. Essas informações serão importantes para tomarmos as próximas decisões baseadas em dados indispensáveis e específicos que nos darão segurança em afirmar o que nos vamos poder liberar no tempo certo”.

A funcionária de uma farmácia de manipulação, Sabrina Rodrigues Feijó, 38 anos, foi uma das pessoas que aceitou fazer o teste e relatou: “Eu acho que esses testes rápidos para nós, que trabalhamos diariamente com o público, é muito importante, pois não temos noção de quem possa estar ou não infectado. É muito válido para todos os trabalhadores do comércio. Eu agradeço o Governo Municipal por atuar de forma intensiva em nossa cidade, pois acompanho as redes sociais e não imaginava que chegaria tão rápido para nós. Fiquei muito feliz com mais essa ação”.

Botão Voltar ao topo