Rio Grande do Sul

Bagé disponibiliza testes rápidos para funcionários do comércio local

A Prefeitura de Bagé, através da Secretaria de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência, iniciou ontem (20), a realização de testes rápidos para os trabalhadores do comércio municipal, um dos grupos mais expostos à transmissão do coronavírus. A medida foi decida entre o prefeito Divaldo Lara e o gestor da Saúde, Mário Mena Kalil.

Publicidade

Uma equipe da Saúde visitou os estabelecimentos convidando, dependendo do número de funcionários, no mínimo dois para que realizassem o teste que estava sendo aplicado no Instituto Municipal de Belas Artes (Imba). Esses testes utilizam amostras de sangue e o resultado pode ser verificado em até 20 minutos após a realização da testagem.

Divaldo explicou a ação: “Desde que apareceu o primeiro caso positivo da Covid-19 em nossa cidade, começamos a tomar diversas medidas para conter o avanço do contágio. Obtivemos êxito em todas ações e, hoje, iniciamos a testagem nos trabalhadores dos comércios que mantêm contato direto com o público e também estão na linha de frente no combate do vírus, por isso também entram na lista de prioridades”.

Já o secretário Mário Mena, ressaltou as diversas ações que o município está realizando: “Como a pesquisa com o auxílio da Unipampa, cuja segunda etapa inicia nesta quinta-feira, além dos testes rápidos como amostragem no comércio, o que desta forma otimiza os testes e nos auxilia conhecer a realidade da exposição ao vírus na cidade, e mais a vacinação que está sendo feita também auxilia e é mais um suporte como proteção à população. Essas informações serão importantes para tomarmos as próximas decisões baseadas em dados indispensáveis e específicos que nos darão segurança em afirmar o que nos vamos poder liberar no tempo certo”.

A funcionária de uma farmácia de manipulação, Sabrina Rodrigues Feijó, 38 anos, foi uma das pessoas que aceitou fazer o teste e relatou: “Eu acho que esses testes rápidos para nós, que trabalhamos diariamente com o público, é muito importante, pois não temos noção de quem possa estar ou não infectado. É muito válido para todos os trabalhadores do comércio. Eu agradeço o Governo Municipal por atuar de forma intensiva em nossa cidade, pois acompanho as redes sociais e não imaginava que chegaria tão rápido para nós. Fiquei muito feliz com mais essa ação”.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar

Seu navegador está bloqueando os anúncios deste site.

Todo o conteúdo deste portal é 100% gratuito. Os anúncios que exibimos é a forma de manter este veículo de informação independente e comprometido somente com você leitor.