Nesta quinta-feira, 21, a Embrapa Uva e Vinho realizou a doação de 100 litros de álcool gel para UPA, para ser utilizado no auxilio ao combate ao Coronavírus. O produto foi elaborado com nanocelulose do tipo microfibrilada (conhecida como MFC) de pinus e de eucalipto, desenvolvida pela Embrapa.
Desenvolvida pela Embrapa Florestas (Colombo-PR) com a colaboração da área de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa Klabin, a MFC foi distribuída para as unidades da Embrapa em todo o Brasil. A matéria prima substituí o principal espessante do mercado usado para o álcool, o carbopol, que está ficando escasso devido ao aumento da procura. “Para nós esse envolvimento no combate a Covid-19 é mais do que uma responsabilidade social, mas é o fortalecimento de um entendimento de uma comunidade unida, e que a aproximação da entidade pública e instituições fortalece a certeza das nossa condições de enfrentamento ao vírus”, destaca o Chefe geral da Embrapa Uva e Vinho, José Fernando da Silva Protas.
O Prefeito Guilherme Pasin agradeceu a Embrapa. “Esta entrega de material é de extrema importância, pois é um produto que irá auxiliar ainda mais no combate ao Coronavírus. Agradecemos a Embrapa pelo produto desenvolvido através de uma tecnologia própria e muito mais que isso, pela vontade, e o desejo da Embrapa em auxiliar nossa comunidade”, disse.
O álcool será utilizado na UPA, e nas Unidades de Saúde.
Na Embrapa Uva e Vinho, a formulação ficou sob a responsabilidade do Técnico Celso Ruiz, do Laboratório de Espectrometria de Massa. Como se trata de uso experimental, neste momento o produto terá distribuição dirigida e controlada, seguindo normas e protocolos de segurança. O Secretário de Saúde, Diogo Segabinazzi Siqueira e a coordenadora do Almoxarifado da Saúde, Morgana Calza participaram da entrega.