Rio Grande do Sul

Festejos Farroupilhas do Paranhana 2020 é cancelado

O evento Festejos Farroupilhas do Paranhana, que acontece anualmente em setembro, na sede campestre do CTG O Fogão Gaúcho, em Taquara, alusivo às comemorações do Dia do Gaúcho (20 de setembro) e da Semana Farroupilha, está cancelado segundo informações do presidente da Associação dos Amigos dos Festejos Farroupilhas do Paranhana (AAFFP), Juliano Barbosa. Devido à pandemia do novo coronavírus (COVID-19), a 14ª edição será promovida em 2021 e contará com muitas novidades, conforme menciona Barbosa.

“É um dos eventos mais reconhecidos na região no âmbito do tradicionalismo gaúcho, trazendo um grande público ao Município. Foi uma decisão difícil de tomar, mas temos que ter consciência de tudo o que está acontecendo, então decidimos transferir o evento para 2021”, salienta.

Juliano observa que haverá muitas novidades, além das tradicionais oficinas que levam milhares de crianças e adolescentes ao local. “Ano que vem vamos promover o Recanto Cultural Escola e Comunidade, em que, diferentemente dos anos anteriores, em que era realizado num dia da semana, ocorrerá no sábado prevendo uma bonita integração entre alunos, professores, familiares, ou seja, entre a escola e a comunidade. Este momento é grandioso demais e precisa ser prestigiado, aplaudido e reconhecido por todos”, comenta.

Ações que visam solidariedade e inclusão social também serão destaque no ano que vem. “Estamos trabalhando desde o dia 22 de setembro para a renovação do evento, principalmente com mais ações sociais e de inclusão social, como a inclusão de estudantes deficientes auditivos nas oficinas e a disponibilidade de profissionais de libras para auxiliá-los. É um dos projetos mais especiais de todos os tempos de evento”, garante o presidente, lembrando que para abril de 2021, já está programado também um meio frango que beneficiará com 30% do lucro, a APAE, e, com mais 30%, a Escola Municipal de Ensino Fundamental João Martins Nunes (sorteada entre as instituições de ensino da região).

Segundo o presidente da AAFFP, Juliano Barbosa, e levando em consideração a situação da pandemia, pode-se promover, este ano, um evento em comemoração à Semana Farroupilha de menor teor. “Vamos ver a mudança do cenário e talvez possamos organizar um evento menor para marcar a data e não deixar passar em branco”, salienta, afirmando que em 2021 o evento vem com toda força.

Botão Voltar ao topo