Rio Grande do Sul

Passo Fundo: restaurantes e shoppings voltam com restrições

Regras rígidas e limitação de horário e de público deverão ser obedecidas

Passo Fundo segue com bandeira laranja no plano de distanciamento controlado do governo do Estado. Com isso, a partir desta segunda-feira, dia 25 de maio, restaurantes poderão voltar a atender o público e os shopping centers também poderão ter o funcionamento retomado. Regras rígidas e limitação de horário e de público deverão ser obedecidas.

Quanto aos restaurantes, é vedado qualquer tipo de rodízio e o serviço de buffet deve ter uma proteção física no local dos alimentos, sem acesso pelos clientes, ou seja, os funcionários que irão servir. Ainda, a distância entre as mesas deve ser de dois metros, capacidade máxima de atender 50% do total e obrigação de fazer a capacitação dos trabalhadores.

Todos os trabalhadores e frequentadores dos estabelecimentos autorizados deverão, obrigatoriamente, usar máscaras de proteção, assim como adotar as práticas de higienização. Bares ficam de fora dessa retomada, podendo funcionar apenas aqueles que trabalham como restaurantes.

Os shoppings centers terão horário reduzido, das 12h às 18h, com limite de funcionários e clientes em cada loja, a exemplo dos comerciantes de rua. A limitação é de 25% da capacidade de atendimento. Segue vedada a abertura de brinquedotecas ou qualquer ambiente não comercial que cause aglomeração de pessoas.

Para a Feira do Produtor, a previsão de retomada é 1 de junho, também com uma série de restrições. O calendário apresentado pela Prefeitura é avaliado pelo Comitê de Orientações Emergenciais (COE), composto por especialistas da área médica, hospitais, Faculdades de Medicina, Ministério Público e Conselho Municipal de Saúde.

Botão Voltar ao topo