Rio Grande do Sul

Gravataí terá atividades não presenciais para alunos da rede municipal

Os 30 mil alunos da rede municipal de educação de Gravataí iniciarão atividades de forma não presencial no dia 1º de junho. O material de estudo será entregue de forma online, por meio de aplicativos e do Educar WEB, um sistema de gestão escolar que já é utilizado pela Secretaria Municipal de Educação (Smed).

Há também a possibilidade de os pais ou responsáveis retirarem o conteúdo direto nas escolas, para que os estudantes fiquem em casa. O anúncio foi feito durante live transmitida pelo prefeito Marco Alba, na noite deste domingo (24), com a presença das secretárias de Educação, Sônia Oliveira, e da Cultura, Esporte e Lazer (Smcel), Fernanda Fraga.

“Tendo em vista que não há previsão para o retorno presencial às aulas, a Smed trabalhou nessas últimas semanas na elaboração de atividades que podem ser desenvolvidas por meio da internet e do Educar Web. Todos terão acesso ao material, porque também estamos organizando para que as escolas possam entregar àqueles pais que não tenham acesso à internet”, reiterou a secretária Sônia. Essas atividades serão consideradas no cronograma das 800 horas do ano letivo. “Estamos agindo de acordo com as orientações do Conselho Municipal de Educação, que tem trabalhado em parceria com a SMED”, afirmou.

A secretária Sônia fez um apelo emocionado à sensibilidade dos pais e responsáveis pelos alunos: “Não queremos transformá-los em professores, mas estamos pedindo o seu poio. Na secretaria, temos o telefone 3600-7132, da equipe pedagógica, que estará à disposição dos pais e também de professores das escolas de educação infantil. Esperamos que todos entendam que não serão aulas online, mas sim atividades”.

Conforme a secretária Sônia, somente o universo de alunos (30 mil) e professores (3 mil) do município equivalem a mais de 10% de toda a população de Gravataí, que é de 281 mil habitantes, conforme estimativa do IBGE. Se cada aluno corresponde a uma família de cinco pessoas, esse número salta para 150 mil. Por isso a preocupação e o cuidado das autoridades locais para evitar que o vírus se alastre pela cidade.

O prefeito Marco Alba destacou ainda o fato de a cidade estar sob o regramento da bandeira laranja, definida conforme protocolos dos decretos estaduais. Conforme boletim da Secretaria Municipal de Saúde, Gravataí tem 60 pacientes confirmados com a Covid-19, sendo que 33 estão em recuperação (55%), 24 recuperados (40%) e três óbitos (uma letalidade de 5% sobre o total de casos).

ESPORTE ONLINE – A secretária municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Smcel), Fernanda Fraga, anunciou o início de atividades esportivas com orientação online, às terças-feiras e quintas-feiras, das 9h30 às 10h, em lives na página do Facebook da Prefeitura.

Botão Voltar ao topo