Rio Grande do Sul

Prefeitura de Esteio recolhe lixo na Vila Pedreira

A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (SMOSU) realizou, na manhã desta segunda-feira (25), mais uma limpeza às margens da BR-116, na altura da Vila Pedreira, no sentido Porto Alegre/Serra. Na ação, envolvendo 10 trabalhadores, duas retroescavadeiras e dois caminhões, foram recolhidas 38 toneladas de lixo e de entulhos, descartados irregularmente no local. Esteio terá um custo de R$ 4 mil para dar um destino adequado para o material, que será depositado no aterro sanitário de Gravataí.

Descartar resíduos em áreas públicas ou terrenos baldios particulares é crime e pode gerar multa. No caso de flagrantes de pessoas depositando material em área irregular, a denúncia pode ser feita para a Patrulha Integrada de Proteção Ambiental (Pipa) pelo DisquEsteio (0800-541-0400) ou pelo telefone da Guarda Municipal (153).

Ecopontos e ecolegais
Restos de obras, madeiras, podas de árvores, móveis velhos, bateria de celular, pilhas em geral, óleo de cozinha usado e todos os recicláveis (metais, vidros, plásticos, papéis e eletrônicos, entre outros) podem ser descartados, de graça, no Ecoponto do Bairro Olímpica, localizado na Rua da Paz, próximo ao Cemitério 2 de Novembro (aberto de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 16h30). Restos de construção civil, podas de árvore e madeiras também podem ser descartados no Ecoponto do Novo Esteio, que fica na Rua Monteiro Lobato, próximo à esquina com a Av. Rio Branco (de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 16h30).

Além disso, há ainda os ecolegais, contêineres com capacidade de 7 m³ colocados em 13 pontos da cidade (veja abaixo), disponíveis 24 horas por dia.

Mas nem tudo pode ser despejado nestes locais, assim como há um limite de materiais descartados também. Nenhum dos locais deve ser utilizado para despejo de lixo doméstico, o qual é recolhido pelos caminhões tanto da coleta normal, quanto da coleta seletiva. Animais mortos também não podem ser jogados nesses espaços.

Somente pessoas físicas podem utilizar os serviços, restrito a 1 m³ por pessoa por mês (para comparação, é o volume equivalente a uma caixa d’água de 1 mil litros). No caso de empresas, de materiais que não são aceitos no Ecoponto ou no Ecolegal, ou para medidas maiores a 1 m³, será necessário fazer o descarte adequado de seus resíduos através de outros meios, contratando serviços particulares com, por exemplo, tele-entulho.

Ecopontos
Bairro Olímpica
Onde: Rua da Paz, próximo ao Cemitério 2 de Novembro
Atendimento: De segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30min e das 13h30min às 16h30min
O que pode ser descartado: Resíduos de construção civil, podas de árvores (galhos), madeiras, móveis velhos, bateria de celular, pilhas em geral, óleo de cozinha usado e recicláveis (metais, vidros, plásticos, papéis e eletrônicos, entre outros)

Novo Esteio
Onde: Rua Monteiro Lobato, próximo à esquina com a Av. Rio Branco
Atendimento: De segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30min e das 13h30min às 16h30min
O que pode ser descartado: Resíduos de construção civil, podas de árvores (galhos) e madeiras

Ecolegais
* Canteiro central da Avenida João Frainer, em frente ao número 1131 (próximo à esquina com a Avenida Garcia Lorca) – Santo Inácio – Novo
* Rua David Canabarro (na esquina com a Rua Alvício Nienow) – São José – Novo
* Rua Santa Rita de Cássia (na bifurcação com a Rua Luiz Pasteur) – Bairro Tamandaré – Novo
* Rua Bento Gonçalves, ao lado da Transportadora Gabiju – São Sebastião
* Rua Bento Gonçalves, 1138 – São Sebastião
* Rua dos Lírios (rotula) – Loteamento Por do Sol / São Sebastião
* Rua Lourenço Rabaioli (campo) – São José
* Rua São Borja (final da rua) – São José
* Canteiro central da Avenida João Frainer, 103 – Olímpica
* Rua Dalva de Oliveira, S/Nº – Parque Primavera
* Esquina da Rua Cristo Rei com a Avenida Santo Inácio de Loiola – Bairro Santo Inácio
* Campo do Jardim das Figueiras – Bairro Três Marias
* Esquina das ruas Theodomiro Porto da Fonseca com Érico Veríssimo – Bairro São Sebastião

Botão Voltar ao topo